quarta-feira, 24 de outubro de 2012

EDITORIAL- ASSISTINDO AOS FILMES DE JAMES BOND/007

Cinemin Extra - 007 Especial de 1979

Eu sempre fui fã de cinema e sempre fui fã de filmes de ação e aventura e logicamente, sou um fã do agente secreto a serviço de sua majestade a Rainha James Bond, também conhecido como 007. 
Comecei a assistir 007 na TV, nas diversas sessões de filmes em horário nobre. O primeiro filme que assisti, repito na TV, foi 007 contra Goldfinger na saudosa sessão Primeira-Exibição, apresentada aos sábados. Me lembro que achei o filme sensacional, com uma mistura de ação, suspense, tecnologia e erotismo. Meus vizinhos, também ficaram impressionados e nós comentávamos no dia seguinte a repercussão. 

Matéria da Cinemin Extra

Depois, numa sessão especial durante a semana, foi exibido 007 contra Chantagem Atômica. Esse não consegui assistir inteiro, adormeci e quando acordei já estava bem próximo do final. 
Me lembro que passaram-se alguns anos e estes filmes não foram exibidos na TV, mas me lembro que houve um festival de filmes do 007 nos cinemas da cidade. 

007 contra Ocotopussy

Outro fato que achei curioso foi durante a Copa do Mundo da Espanha de 1982, pois uma equipe de TV brasileira entrevistou Sean Connery que morava no pais e ele estava bastante mudado fisicamente, com bigode e careca. Não o reconheci. Em 1983 vi um trailer do filme 007 contra Octopussy, fomos eu, meu irmão mais velho e um vizinho assistir no cinema Olympia ao filme. O primeiro impacto que tive foi verificar que o ator tinha mudado, não sabia que Sean Connery havia abandonado o papel e que Roger Moore era o atual espião. Apesar da mudança de ator muito do que eu havia assistido nos outros filmes permanecia, com uma dose muito maior de ação. 

Nunca Mais Outra Vez

Nesta mesma época foi exibido no Cinema Palácio outro filme com 007, estrelado por Sean Connery, mas que eu não assisti fui assistir este filme no Natal de 1987 quando foi exibido no Cine-Operá, tradicional exibidor de filmes eróticos da cidade e claro, o apelo de assistir Sean Connery como 007 foi irresistível. 

Outra matéria da Cinemin Extra

Claro que a partir daí descobri que as revistas falavam do personagem e explicavam tudo que eu não sabia. A primeira revista que li foi uma edição extra da saudosa revista Cinemin Extra de 1979, falando sobre o filme 007 contra O Foguete da Morte, onde falava da mudança de atores, falava sobre as filmagens, produtores, equipe técnica, enfim, passei a conhecer melhor. 

Cinemin Extra - 007 no Brasil

Outra publicação que explicou a trajetória de 007 foi a Cinemin Fantastic de 1985. A publicação explicava, ainda mais a trajetória do agente em livros, falava de seu criador Ian Fleming, fornecia a ficha técnica de todos os filmes até aquele momento e falava do próximo lançamento: 007 – Na Mira dos Assassinos e outra matéria publicada numa edição antiga da Revista Contigo de 1986 apresentando o novo 007: Timothy Dalton. 


Cinemin Fantastic de 1985

Nesta mesma época os filmes O Satânico Dr. No e Moscou contra 007 voltaram a ser exibidos nas madrugadas de segunda para terça-feira e eu, logicamente pude assisti-los, até porque eu estudava pela parte da tarde. No ano de 1985 o saudoso Cinema Palácio inaugurou a exibição de seus filmes com som dolby-esterio. 

007 - Na Mira dos Assassinos

O primeiro filme que foi exibido em dolby-estéreo foi Amadeus de Milos Forman, eu não assisti este filme, mas o segundo eu assisti. O segundo filme exibido neste sistema de som foi 007 – Na Mira dos Assassinos. Foi uma experiência surpreendente assistir ao filme de 007 em dolby-estéreo. Me lembro que achei o som muito alto e me espantava com cada ruído alto ouvido. Aliás, todos no cinema se espantavam. Depois disso, sempre que havia um filme novo de 007 eu ai assistir. 

Revista Contigo: o novo 007 de 1986

Assisti os dois filmes com Timothy Dalton e a estreia de Pierce Brosnan, todos no Cinema Palácio. Depois 007 – O Amanhã Nunca Morre foi exibido no saudoso Cinema Nazaré, no dia da pré-estréia me lembro que estava viajando, mas cheguei e o filme já havia começado, mas voltei num sábado a tarde para ver com mais calma. Os dois últimos filmes estrelados por Brosnan assisti no Cinema 02 e Castanheira, ambos do Grupo Cinema de Arte do Pará, rede de cinema que não existe mais. 

Matéria da Cinemin Fantastic sobre 007

Os dois filmes protagonizados por Daniel Craig assisti na rede que tem salas no shopping localizado no bairro entroncamento. Bem agora, foi bom lembrar esses fatos, mas temos um novo filme de 007 chegando e, claro que vou continuar assistindo a 007 nos cinemas.

Matéria da Cinemin sobre o filme Na Mira dos Assassinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário