quarta-feira, 31 de outubro de 2012

DISNEY COMPRA A LUCASFILM

Walt Disney e Lucasfilm Ltd

Em uma notícia que surpreendeu a todos, The Walt Disney Company anunciou a compra de 100% das ações da Lucasfilm Ltd., produtora fundada por George Lucas em 1971 e que possui os direitos das franquias cinematográficas Star Wars e Indiana Jones. A aquisição inclui subsidiárias, como as divisões de efeitos especiais (Industrial Light & Magic - ILM), marketing, produtos de consumo, videogames e animação. O negócio foi fechado por US$ 4,05 bilhões. Metade deste valor será pago em dinheiro, e o restante em ações. Isso significa que Lucas passa a ser acionista da Disney. Esta é a mesma quantia que o estúdio pagou em 2009 para comprar a Marvel Entertainment. Antes disso, em 2006, já havia adquirido o estúdio de animação Pixar por US$ 7 bilhões. 

Mickey e Darth Vader

O estúdio não perdeu tempo e já anunciou uma nova trilogia de Star Wars, com a primeira parte, Star Wars - Episódio VII, chegando aos cinemas em 2015. Isso significa que essa negociação já vem ocorrendo há algum tempo, pois a Disney já está com tudo pronto para o projeto. Após a nova trilogia, o objetivo é lançar novos filmes da franquia a cada dois ou três anos. Darth Vader, Luke Skywalker, Princesa Leia, Han Solo e outros personagens ainda ganharão atrações nos famosos parques temáticos de Orlando, nos Estados Unidos. O estúdio revelou ainda que, por enquanto, não há planos para Indiana Jones, e que inicialmente se concentrará na saga espacial. 

Robert A. Iger e George Lucas

O ano de 2015 será interessante para a indústria cinematográfica. O novo Star Wars se junta a uma lista que já possui Os Vingadores 2, Avatar 2 e, talvez, Liga da Justiça, sendo que este último ainda carece de confirmação oficial. "A Lucasfilm reflete a extraordinária paixão e visão de seu fundador, George Lucas. Essa transação combina um portfólio de primeira classe, incluindo Star Wars, uma das maiores franquias de todos os tempos, com a a incomparável criatividade da Disney em múltiplas plataformas, negócios e mercados para gerar crescimento sustentável", declarou Robert A. Iger, presidente da The Walt Disney Company. 

George e a turma da Disney

Para George Lucas, um de seus maiores prazeres nos últimos 35 anos foi ver Star Wars passar de uma geração a outra. "Agora é hora de eu passar a franquia para uma nova geração de cineastas. Sempre acreditei que Star Wars poderia sobreviver além de mim, e achei importante cuidar dessa transição ainda em vida. Estou confiante que, dentro das organizações Disney, Star Wars certamente viverá e florescerá para futuras gerações". Kathleen Kennedy, atual copresidente da Lucasfilm ao lado de George Lucas, assumirá o cargo sob o comando da Disney e ajudará o estúdio no desenvolvimento de novos projetos. Ela será ainda produtora executiva de Star Wars - Episódio 7, com Lucas tendo o cargo de consultor criativo. 

Industrial Light & Magic

Com o anúncio, duas dúvidas ficaram pairando no ar. Como ficam a 20th Century Fox, estúdio que lançou os seis primeiros filmes de Star Wars, e a editora Dark Horse, que há anos publica as histórias em quadrinhos da franquia? O novo acordo não inclui a distribuição dos filmes já existentes, que continuarão com a Fox, de acordo com contratos existentes atualmente com a Lucasfilm. Isso significa que coleções em home video com a saga completa (filmes existentes com futuros longas-metragens) precisarão ser negociados entre as partes. 

Skywalker Sound

O mesmo ocorre com a Dark Horse. Segundo Mike Richardson, presidente da editora, a parceria com a empresa de George Lucas já dura 21 anos, e pelo menos no futuro próximo continuarão publicando revistas do chamado universo expandido. O que não significa que, após o período estipulado em contrato, a Disney decida nãorenovar o vínculo e, quem sabe, até mesmo passar essa área para a Marvel. Inclusive, a "Casa das Ideias" foi a primeira editora a publicar HQs de Star Wars, o que ocorreu entre 1977 e 1986. Ao todo, foram 107 números de uma série mensal e mais três edições anuais.

Samir Naliato
UniversoHQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário