sábado, 1 de setembro de 2012

MORRE A ATRIZ PHYLLIS THAXTER

Phyllis Thaxter

Atriz convidada de séries, Phyllis Thaxter faleceu no dia 14 de agosto, aos 92 anos de idade, de complicações causadas pelo Mal de Alzheimer. Phyllis St. Felix Thaxter nasceu no dia 20 de novembro de 1921, filha de uma atriz de teatro e de um juiz da Suprema Corte do Maine. Ela iniciou sua carreira ainda criança, atuando em teatro regional. 

A jovem Phyllis

Adolescente, fez parte do Montreal Repertory Theatre e, aos 17 anos, estreou na Broadway com a montagem What a Life!. Do teatro ela foi para o cinema, onde estreou na década de 1940. Atuando em filmes produzidos pela MGM, e depois pela Warner Brothers, ela atuou ao lado de nomes importantes na época, como Van Johnson, Spencer Tracy, Katherine Hepburn, Robert Mitchum, Burt Lancaster, Patricia Neal e Gary Cooper, entre outros. 

Phyllis em Hollywood

No início da década de 1950, durante uma visita à família no Maine, ela contraiu poliomielite, o que a levou a se afastar da carreira por um tempo para se recuperar. Com isso, a Warner encerrou seu contrato. Assim, quando estava pronta para retomar sua carreira, Phyllis migrou para a televisão. 

Phyllis e Garry Cooper em Renegado Heroico (1952) 

Ao longo das décadas de 1950 a 1980, ela foi vista em diversos teleteatros e em algumas séries de TV. Entre elas, A Caravana, Alfred Hitchcock Apresenta, Impacto, Rawhide, Além da Imaginação, Os Defensores, O Fugitivo, Os Invasores, Lancer, Bonanza, Centro Médico, The F.B.I., Cannon, Marcus Welby, Barnaby Jones e Assassinato por Escrito. 

Phyllis e Glenn Ford em Superman - O Filme (1978)

 Neste período, ela foi vista em apenas quatro produções cinematográficas: Women’s Prison (1955), Man Afraid (1957), O Mundo de Henry Orient (1964) e Superman, versão de 1978 produzida por seu genro, Ilya Salkind. Ela interpretou a mãe de Clark Kent. Apesar da receptividade do filme, ele não reavivou sua carreira no cinema. Assim, na década seguinte, ela passou a se dedicar ao teatro.

Phyllis e James Cagney em Degradação Humana (1951)

Entre 1944 e 1962 ela foi casada com o produtor e diretor da CBS, James T. Aubrey, com quem teve dois filhos: James W. Aubrey e Skye Aubrey, atriz. Em 1962 ela se casou com Gilbert Lea, ex-jogador de futebol, com quem permaneceu casada até a morte dele em 2008.

Fernanda Furquim 
Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/temporadas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário