sexta-feira, 3 de agosto de 2012

EDITORIAL- BATMAN O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE

Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge 

Neste domingo (27/07/2012) consegui assistir ao filme Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge. 
Quem já assistiu outros filmes do diretor Christopher Nolan, principalmente O Grande Truque e A Origem, sabe que o cineasta consegue combinar com precisão trama complexa, boas interpretações e muita ação de primeira. 


Batman (Christian Bale)

A trama do filme mostra que após a morte do Promotor de Justiça Harvey Dent, passaram-se oito anos e foi considerado como herói da cidade permitindo um endurecimento na luta da Policia contra crime, com leis e medidas que limparam as ruas, deixando a cidade mais segura e inspirando a população. Batman foi considerado como o responsável pela morte de Dent sendo caçado pela Policia, criminosos e pela população. 

Bane (Tom Hardy) e Batman

Surge então a figura de um criminoso conhecido como Bane que tenciona controlar a cidade, estando envolvido em muitos crimes. Outra figura que surge é a ladra profissional Selina Kyle. Bruce após a morte de Dent, torna-se recluso em sua mansão abandonando a luta contra o crime e deixando seus negócios nas mãos de Lucius Fox. A Policia é liderada pelo Comissário Gordon cheio de culpas que aposta suas fichas na figura do jovem recruta John Blake. 

Blake (Joseph Gordon-Levitt) e Bruce

Começo avisando que para mim este filme é melhor que o anterior, consequentemente, é o melhor da trilogia. O roteiro pega “emprestado” situação de varias historias de Batman nos quadrinhos, mas ao contrario do entediante Batman Beguins, aqui as situações funcionam muito bem. Existem elementos que identifiquei de três historias: Terra de Ninguem, Batman – O Cavaleiro da Trevas e Batman: A Queda do Morcego. 

Selina (Anne Hathaway) e Alfred (Michael Caine)

Nolan consegue construir um roteiro que dá ao público uma historia coesa, mesclando boas interpretações e ação de primeira. Um dos pontos altos do filme é seu roteiro. A trama continua parecendo, felizmente, com um filme policial dos anos 1970, no estilo Sérpico, Dia de Cão, onde temos um mocinho cheio de imperfeições, lidando com uma policia corrupta e incompetente. 
Nolan e David S. Goyer poderiam repetir a formula do filme anterior, mas preferiam partir do zero e arriscar. Para mim, não é um filme de super-heroi, mas um filme policial. 

Lucius Fox (Morgan Freeman) e Bruce

O roteiro consegue na medida certa dar espaço para todos os personagens. Houve momentos em que você pensará que o roteiro tem furos, mas na verdade tudo faz parte que um “quebra-cabeças” que vai sendo montado até o final do filme. 
O elenco é sem a menor sombra de dúvidas um dos pontos altos do filme. Christian Bale mantém sua interpretação de um Bruce atormentado e metódico, resignado com sua missão. Michael Caine (Alfred) encanta o público com duas cenas belíssimas. 

Gordon (Gary Oldman)

Garry Oldman (Gordon) mostra um personagem cheio de culpa, mas decidido a fazer seu trabalho em fazer justiça. Morgan Freeman (Lucius Fox) continua sagaz e correto, sendo difícil de acreditar que apareça em poucas cenas e não no filme inteiro. As surpresas do elenco: Joseph Gordon-Levitt (Blake) como o jovem policial que quer fazer justiça, mas esbarra numa policia corrupta e incompetente. Blake poderia passar despercebido, felizmente, isso não ocorre, assumindo, inclusive um papel importante ao final do filme. 

Selina em ação

A maior surpresa do filme é Anne Hathaway. Anne começou como estrela adolescente em series de televisão, fazendo sucesso em comedias no cinema, sendo até indicada ao Oscar. Interpreta uma Selina astuta, inteligente, perigosa e muito charmosa. É impressionante sua interpretação nas cenas dramáticas e sua desenvoltura nas várias cenas de ação que tem. Foge da fácil da comparação com a Mulher-Gato de Michele Pfeiffer. Lembra bastante a Selina da historia Batman – Ano Um com mais presença e profundidade. 

Batman em ação

O filme é uma super-produção contando com que há de melhor no cinema, tanto na parte técnica, quanto no elenco de apoio com vários rostos das series de TV em cenas bem marcantes. Um dos grandes destaques são as impressionantes cenas de ação. É inesquecível a cena na qual Selina entrega um produto de roubo num bar e tem que entrar em ação, chegando a policia e tendo que lutar e fugir, executando uma serie de movimentos de uma criatividade espetacular. 


É difícil de acreditar que Anne Hathaway nunca tenha feito filme de ação antes. Outro momento de ação é a primeira luta entre Bane e Batman. A sequencia é brutal, impactante e arrebatadora. Oscilando momentos de interpretação e ação com todo o bando de Bane e a Selina assistindo. Finalmente, o que se falar dos impressionantes efeitos visuais? 
As cenas com o jato Morcego são espetaculares, principalmente as cenas do salvamento de Gotham. Este filme é impressionante e tornou-se a melhor adaptação moderna de super-herois.

Bane

Nenhum comentário:

Postar um comentário