quinta-feira, 2 de agosto de 2012

DUBLASOM NA WEB – JIM DAS SELVAS


Jim das Selvas

Tanto os 16 filmes (1948-1955) quanto os 26 episódios de sua única temporada (1955/1956) produzidos pela Screem Gems/Columbia Pictures, narram as aventuras de um guia da selva africana chamado de Jim (Jungle Jim) lutando contra tribos nativas, caçadores inescrupulosos e cidades perdidas. Ambas as produções foram estreladas pelo lendário Johnny Weissmuller (Tarzan do estúdio MGM). 

A Marca do Golira (1950)

Furia do Congo (1951)

Cena de Jim das Selvas (1948)

Na serie Jim tem a companhia de seu filho Skipper (Martin Houston) e do hindu Kaseem (Dean Fredericks). As tramas, tanto dos filmes quanto da serie, mostram um valente guia da selva enfrentando muitos perigos e mostrando pouco de sua personalidade, numa estrutura que lembra bastantes os seriados de cinema, com muita aventura e pouco dos personagens. 

O Homem-Crocodilo (1954)


A Tribo Perdida (1949)

A Lagoa dos Mortos (1950)

Nos filmes Jim tem a companhia de um corvo (Caw-Caw) e de um cãoziho (Skip ou Skeeper), nos últimos filmes e na serie temos a macaca chamada Tamba. Uma grande curiosidade esta no fato de que na serie de filmes (do 13° até o 16° filme), o personagem muda de nome passando de Jim para Johnny, sumindo o nome Jim dos creditos, pois os “donos” do nome do personagem, o haviam vendido para a televisão e não mais poderia ser usado no cinema, sendo, inclusive chamado por seu nome Johnny Weissmuller. Na serie o personagem volta a ser chamado de Jim (Jungle Jim). 


Jim e Skipper


Kassem


Elenco da serie

Na serie um dos momentos memoráveis era quando Jim estava em perigo e Kaseem lhe atirava um punhal que usava para salvá-lo, dizendo: “O punhal saibi”. 

Jose Parisi

A dublagem, tanto dos filmes quanto da serie, foi realizada pelo saudoso estúdio AIC – São Paulo e contou com o seu competente elenco. Assistindo aos filmes e a serie, percebe-se que a dublagem foi feita fora de ordem, nos primeiros filmes, onde o personagem é chamado de Jim tem a voz do saudoso Jose Parisi (no filme A Tribo Perdida). 

Araken Saldanha

Na metade dos filmes (como em A Lagoa dos Mortos e A Marca do Gorila) e na serie, Jim foi dublado por Araken Saldanha (Space Ghost na AIC). O personagem em alguns filmes, dentre eles os últimos, quando passa a ser chamado de Johnny (O Homem-Crocodilo e Deusa da Lua), foi dublado pelo eterno apresentador da AIC, Carlos Alberto Vaccari (Mingo em Daniel Boone). 

Carlos Alberto Vaccari

Skipper foi dublado por um ator que não conseguimos identificar a voz e Kaseem foi dublado por Newton Sá com uma voz bem gutural. Uma dublagem competente numa serie de aventuras. Que saudade. 

Newton Sá

JIM DAS SELVAS
Versão brasileira: AIC – São Paulo
Apresentação: Ibrahim Barchini/Carlos Alberto Vaccari
Jim/Johnny: Jose Parisi/Araken Saldanha/Carlos Alberto Vacarri
Skeeper: ????.
Kaseem: Newton Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário