quinta-feira, 9 de agosto de 2012

BATMAN: A TRILOGIA DE NOLAN


Batman

Agora, neste último post falaremos sobre os dois primeiros filmes da Trilogia do cineasta Christopher Nolan que recolocaram Batman no cenário da cultura pop e reinaugurou um novo estilo de filmes de super-herois, com mais realismo e uma trama mais adulta. 


Batman Begins

O diretor/roteirista Christopher Nolan e o co-roteirista David S. Goyer começaram a trabalhar em Batman Begins no início de 2003 com o objetivo de um tom mais sombrio e realista, com a humanidade e realismo sendo a base do filme. 

Batman (Christian Bale)

O filme, que foi filmado principalmente na Inglaterra e Chicago, contou com acrobacias tradicionais e modelos em escala, imagens geradas por computador foram usadas minimamente. Christian Bale estrelou como Batman. Liam Neeson estrelou como Ra's al Ghul (embora disfarçado de Henri Ducard) e Cillian Murphy estrelou como O Espantalho. 

Rachel (Katie Holmes)


Espantalho (Cillian Murphy)

Katie Holmes também estrelou no filme como o interesse amoroso de Bruce Wayne, Rachel Dawes. Um novo Batmóvel (chamado de Tumbler) e uma nova Bat-roupa foram ambos criados especialmente para o filme. Batman Begins recebeu muitas críticas positivas e foi comercialmente bem sucedido. O filme estreou em 15 de junho de 2005 nos Estados Unidos e Canadá em 3858 cinemas. O filme arrecadou US$ 48 milhões em sua semana de estréia, acabou arrecadando 370 milhões dólares em todo o mundo. 

Bruce e Lucius Fox (Morgan Freeman)


Lucius, Gordon (Gary Oldman), Alfred (Michael Caine), Ra´s al Ghul (Liam Neeson) 

O filme recebeu uma taxa de aprovação de 85% total de Rotten Tomatoes, e foi indicado para o Oscar de Melhor Fotografia. Os críticos observaram que o "medo" era um tema comum ao longo do filme, e comentaram que tinha um tom mais escuro em relação aos quatro filmes da franquia anterior do Batman. O filme também popularizou a noção de re-inicio de franquias em Hollywood.

Batman - O Cavaleiro das Trevas

Christopher Nolan repetiu suas funções como diretor e roteirista, trazendo seu irmão, Jonathan, para co-escrever o roteiro do segundo filme. Batman – O Cavlaeiro das Trevas apresenta Christian Bale, reprisando seu papel como Batman / Bruce Wayne, Heath Ledger como Coringa e Aaron Eckhart como Harvey Dent / Duas-Caras. As filmagens começaram em abril de 2007, em Chicago. O filme também foi filmado em outros locais, incluíndo Pinewood Studios e Hong Kong. 

Batman 

Em 22 de janeiro de 2008, depois que ele terminou de gravar as cenas do filme e durante as filmagens do filme de Terry Gillian O Mundo Imaginário do Dr Parsassus, o ator morreu de overdose após tomar seu remédio para dormir. A atriz Maggie Gyllenhaal substistuiu Katie Holmes interpretando Rachel Dawes. A Warner Bros tinha criado uma campanha de publicidade viral para o filme, o desenvolvimento de sites promocionais e trailers destacaram capturas de tela de Ledger como o Coringa, mas após a morte de Ledger, o estúdio modificou sua campanha promocional. 

Coringa (Heath Ledger)


Harvey/Duas-Caras (Aaron Eckhart) 

O filme foi lançado em 16 de julho de 2008 (na Austrália) e 18 de julho de 2008 (na América do Norte), o filme foi recebido com críticas positivas após o seu lancamento, e se tornou o segundo filme do Batman a ganhar mais de US $ 500 milhões em bilheteria, e o primeiro filme do Batman a faturar mais de um bilhão de dólares no mundo inteiro, e definir numerosos outros registros no processo. Ele recebeu oito indicações ao Oscar, vencendo em duas categorias: Melhor Edição de som e Melhor ator coadjuvante (uma vitória póstuma para Heath Ledger), tornando-se o segundo filme do Batman a receber uma vitória no Oscar.

Rachel (Maggie Gyllenhaal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário