terça-feira, 7 de agosto de 2012

BATMAN: A SERIE E O SERIADOS DE CINEMA


Batman é um persoangem que em seus mais de 70 anos de vida, já apareceu em vários filmes e numa famosa serie de TV. Conheça as aventuras do homem-morcego nas telas. 

O Morcego

Batman (1943) batizado no Brasil de O Morcego, foi um seriado de cinema de 15 capítulos lançado em 1943 pela Columbia Pictures. O seriado foi estrelado por Lewis Wilson como Batman e Douglas Croft como Robin, J. Carrol Naish interpretou o vilão, um personagem exclusivo, chamado Dr. Daka. Para completar o elenco estava Shirley Patterson como Linda Page (um interesse amoroso de Bruce Wayne), e William Austin como Alfred. O enredo apresenta Batman, um agente do governo das EUA, tentando derrotar os agentes japoneses do Dr. Daka, no auge da Segunda Guerra Mundial. 

Robin (Douglas Croft) e Batman (Lewis Wilson)

O filme é notável por ser a primeira aparição, em live-action, do personagem e também por ter fornecido dois elementos principais da mitologia Batman. O filme introduziu "A Bat-Caverna" e a entrada do relógio de pêndulo. William Austin, que interpretou Alfred, tinha um bom porte físico e usava um bigode fino, enquanto a versão das revistas em quadrinhos Alfred estava acima do peso e bem barbeado, antes do lançamento do serial. A versão em quadrinhos de Alfred foi alterada para coincidir com Austin, e permaneceu assim. 

A Volta do Homem-Morcego


Robin (Johnny Duncan) e Batman (Robert Lowery)

Batman and Robin, foi batizado no Brasil de A Volta do Homem-Morcego e foi outro seriado de 15 capítulos lançado em 1949 pela Columbia Pictures. Robert Lowery interpretou Batman, enquanto Johnny Duncan interpretou Robin. O elenco de apoio inclui Jane Adams como Vicki Vale e o ator veterano Lyle Talbot como Comissário Gordon. O enredo abordou a dupla dinâmica enfrentando Wizard, um vilão encapuzado cujo a identidade permanece em mistério em todo o filme. 

Batman - O Homem-Morcego

Batman (também conhecido como Batman: The Movie), no Brasil ganhou o titulo de Batman, O Homem-Morcego, é uma adaptação para o cinema, baseado na popular série de televisão, Batman, e foi a primeira adaptação cinemográfica do personagem da DC Comics. A 20th Century Fox liberou a escalação de Adam West como Batman e Burt Ward como Robin, bem como Cesar Romero como o Coringa, Burgess Meredith como o Pinguim, Lee Meriwether como Mulher-Gato, e Frank Gorshin como o Charada. 

Mulher-Gato, Charada, Pinguim, Coringa no filme

O filme foi dirigido por Leslie H. Martinson, que também dirigiu dois episódios da série de televisão: "O Pinguim Regenerado" e sua conclusão "Desta vez, ainda não", da primeira temporada. 

Batman

A serie de 1966 Batman (também conhecido como Batman e Robin ou Batman de Adam West) foi um seriado televisivo exibido entre 1966 e 1968, tendo ao todo 60 episódios, sendo cada uma dividida em 2 partes , totalizando 120 episódios . O programa é baseado no personagem homônimo dos quadrinhos e narra a luta contra o crime do herói (cujo nome verdadeiro é Bruce Wayne), sempre acompanhado pelo parceiro Robin (alter-ego: Dick Grayson) e auxiliado pelo mordomo Alfred, pelo comissário de polícia James Gordon e pelo chefe de polícia O'Hara. 

Batman (Adam West) e Robin (Burt Ward)

De forte tom humorístico, é considerado uma "sátira consentida", pelos aspectos deletérios ao "mito" do personagem. O primeiro deles, segundo a crítica, estava no protagonista: Batman/Bruce Wayne era vivido pelo ator Adam West, visivelmente fora de forma para o papel, em uma fantasia que deixava evidente tal falta de forma. O papel de Robin/Dick Grayson era de Burt Ward, cuja principal marca era iniciar boa parte de suas frases com a expressão "Santo (ou Santa) alguma coisa!" Estas frases foram reaproveitadas nas duas séries animadas produzidas pela norte-americana Filmation na década de 70, e no desenho "Superamigos", da Hanna-Barbera. 



O mérito das serie foi resgatar o clima dos antigos seriados de cinema, onde o herói ficava preso em uma situação de perigo de onde não poderia sair, deixando a solução para o episódio seguinte. Outro mérito foi adotar uma abordagem camp, onde tudo era exagerado, com cores fortes, cenários visivelmente irreais, interpretações exageradas, câmeras com ângulos inusitados e as onomatopeias dos quadrinhos saltando nas cenas de luta. Um grande destaque foi contar com um elenco de astros vilões de primeira linha: Frank Gorshin, Otto Preminger, Burgess Meredith, Cliff Robertson, Vincent Price, Shelley Winters, Victor Buono e muitos outros.

Mulher-Gato (Julie Newmar)

No terceiro ano, serie introduz uma nova heroína: Batgirl. Batgirl, que na verdade era Barbara Gordon (Yvonne Craig) e muda sua estrutura passando a ser um único episódio. Infelizmente, apesar das mudanças a serie é cancelada, mas entra para a historia da tv mundial. 

Batgirl (Yvonne Craig), Robin e Batman

Um comentário:

  1. Tenho saudades até hoje, uma pena somente ter 120 episódios era muito divertida e não pregava a violência de hoje em dia.

    ResponderExcluir