quinta-feira, 2 de agosto de 2012

BATMAN: O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE - AS REFERENCIAS DOS QUADRINHOS 2ª PARTE

Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Nesta postagem, você acompanha mais algumas referencias que encontramos nos filme Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Muitas das referencias são mostradas de maneira sutil, mas outras são bem claras. 

Talia Al Ghul

Talia – A Filha de Ra's Al Ghul
Talia Al Ghul, com quem chegou a ter um filho (Damian Wayne). Ambos tiveram uma paixão arrebatadora, mas o relacionamento nunca evoluiu pois Tália é filha do Terrorista conspirador Ra's Al Ghul. Ra's até queria a união entre ambos, mas objetivava que o formidável detetive também se aliasse à sua causa assassina. 

Talia e Batman

Esperava que Bruce e Tália gerassem os mais formidáveis herdeiros para levar adiante seus ideais macabros de paz mundial. Tália sempre escolheu, sem hesitar, apoiar o pai em suas ações terroristas, porém, muitas vezes, acabou por trai-lo, denunciando seus planos para Bruce, e, as vezes, até ajudando-o diretamente. Essa situação de eterno conflito que atinge Tália, de ficar pressionada entre o pai de seu filho e homem de sua vida, e o pai que tanto admira e por quem nutre fidelidade sem limites, acabou por deixar muitas mágoas na relação do casal.

Detective Comics n°: 411

O primeiro encontro entre Talia e Batman foi mostrado na história "Into the Den of the Death-Dealers!" escrita por Denny O'Neil e publicada em Detective Comics #411 (maio 1971) . Na trama, ela foi resgatada por Batman das mãos do Dr. Darkk, apresentado como o líder da Liga dos Assassinos. Por fim foi revelado que a Liga é na verdade parte da extensa organização criminosa de Ra's al Ghul, O Cabeça do Demônio, e que Darkk aparentemente se rebelara contra Ra's após falhar em uma missão e receber uma sentença de morte por conta de seu fracasso. Ao final da história ela atirou em Darkk para salvar a vida de Batman. 

1° encontro de Batman e Talia

Na minissérie Batman: Bane do Demônio (março-junho 1998), Talia teve um breve noivado com Bane, "o homem que quebrou o Batman" em A Queda do Morcego, considerado por Ra's o novo par ideal para sua filha. Entretanto logo ela rejeitou tal compromisso, embora seu pai insistisse no fato de que ela realmente se casaria com seu escolhido, porém uma nova vitória de Batman sobre Bane pôs fim a mais uma encenação de Ra's visando unir em matrimônio o defensor de Gotham City e Talia. Melindrado pela situação em que fora envolvido Bane jurou vingança contra Ra's al Ghul. 

Selina Kyle

Selina Kyle
Selina Kyle, que não é chamada em nenhum momento no filme de Mulher-Gato, com quem Bruce teve um relacionamento conturbado. Recuperava os objetos roubados por ela, mas não tentava prendê-la pois tinha esperança de que se tornasse uma boa pessoa. Bruce a trata de forma visivelmente diferenciada em relação a qualquer outro ladrão, sendo muito mais brando com seus crimes. Selina, por sua vez, gosta de seduzi-lo e, vez por outra, até larga a capa de vilã e ajuda o Morcego contra alguma ameaça a inocentes.

Mulher-Gato: Um Crime Perfeito

Uma influencia, principalmente visual, foi a historia Mulher –Gato: Um Crime Perfeito, onde após uma temporada no Marrocos, a Mulher-Gato volta a Gotham sem dinheiro no bolso e cheia de disposição de cometer um grande golpe - roubar do mafioso Falcone US$ 24 milhões em notas não-seqüenciais em um trem em movimento. 

Selina em Batman: Ano Um

Outra influencia foi a historia Batman: Ano Um, onde Selina e uma prostituta, protegendo uma colega, sendo treinada em técnicas de combate e sabendo se virar nos momentos de perigo. 


Bruce aposentado em Batman - O Cavaleiro das Trevas

Batman – O Cavaleiro das Trevas
Batman não aparece nas ruas já há alguns anos e Bruce vive recluso em sua mansão, apenas na companhia de Alfred, quando precisa voltar a ação. Esta situação faz parte da trama da famosa historia Batman – O Cavaleiro das Trevas. 

Bruce e Alfred em O Cavaleiro das Trevas

Batman – O Cavaleiro das Trevas conta uma história que começa 10 anos após a aposentadoria do vigilante mascarado Batman. Os heróis no mundo estão extintos por lei e Superman, o último em atividade, é um agente secreto americano, uma super-arma usada em casos de guerra ou crise internacionais. O aumento de criminalidade em Gotham City, com a gangue chamada de "mutantes" aliado a um incomum senso de justiça de Bruce Wayne, fazem o homem-morcego sair das trevas da aposentadoria e encarar de frente os criminosos da cidade. Batman é representado por Frank Miller como um homem atormentado pela vingança e traumatizado pelo seu passado, que usa inteligência e força bruta para fazer justiça sem limites, inclusive assassinando criminosos. 

Batman deixa a aposentadoria

O renascimento do vigilante coloca o mundo em polvorosa. Batman é chamado de fora-da-lei e acusado de violência contra os direitos humanos. Um novo e polêmico Robin surge, uma adolescente que acrescenta mais lenha à fogueira da mídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário