domingo, 1 de julho de 2012

EDITORIAL- OS NOVOS 52

Os Novos 52

Este mês de junho as bancas e lojas especializadas foram tomadas com a chegada de vários novos títulos da editora DC Comics, os chamados Novos 52. Essa não é uma decisão nova, pois de tempos em tempos as grandes editoras, leia-se Marvel e DC Comics, decidem reformular suas publicações. 
A criação de Liga da Justiça, na chamada Era de Prata, tendo a frente Lanterna Verde, Gavião Negro e Flash, atualizados, foi seguida de várias outras. Claro, que não podemos esquecer a Crise nas Infinitas Terras e a minissérie Lendas com todos os personagens sofrendo modificações e aproximando-os dos leitores. 

Liga da Justiça #01

A editora norte-americana decidiu mudar todos os seus títulos, partindo todos do numero 01 e reformulando o visual e a concepção de seus personagens, tornando-os mais próximos do público que pretende atingir: o público infanto-juvenil. Repetindo o que aconteceu nos Estados Unidos, a Editora Panini decidiu lançar no Brasil todos os títulos mensais que regularmente são editados por lá. 

Action Comics #01

Nos Estados Unidos o lançamento foi antecedido de uma mega estratégia contando com presença e artistas/escritores nas principais locais de vendas do país, inclusive houve distribuição de pizza para os fãs que montaram, literalmente, acampamento para esperar os lançamentos. Os principais nomes da editora foram a diversos programas de entrevistas, jornais e sites na internet para explicar detalhadamente como seriam os lançamentos. O sucesso, junto ao mercado Américo-canadense, foi estrondoso, com vários títulos tendo diversas reimpressões , dentre os quais Justice League #01 e Batman #01. 

Batman #01

Há muito tempo não se via um alvoroço como este nos quadrinhos. Tudo isso foi um grande sucesso. É evidente que desde Setembro do ano passado até agora, muita coisa mudou, alguns títulos foram cancelados, outros foram lançados e equipes criativas foram modificadas. 


Mulher-Maravilha #01

Por aqui, apesar da tímida divulgação, pois não assisti aos editoras das revistas indo aos programas de entrevistas, não vi nenhum matéria em jornais ou revistas semanais. O que de fato, vi foi diversas matérias na mídia virtual, ou como chamam alguns por aqui: mídia irreal. Na “mídia irreal”, os Novos 52 foram completamente “dissecados”, sendo apontados, inclusive, os melhores, os razoáveis e os piores lançamentos. Tudo de uma forma bem didática e acessível. 

Flash #01

Alguns títulos foram bastante aguardados e, certamente, cairão no gosto do publico: Superman que trará as historias da revista Action Comics, da dupla Grant Morrison (roteiro) e Rags Morales (desenhos); Batman, com historias da revista Batman, tendo a frente o premiado Scott Snyder (roteiro) e o excelente Greg Capullo (desenhos); A Sombra de Batman, tendo como destaque a revista Nightwing, com a dupa Kyle Higgins (roteiro) e o paraense Eddy Barrows (desenho), por sinal, titulo apontado como um dos destaques dos Novos 52. 

Aquaman #01

Outro titulo aguardado é: Liga da Justiça, trazendo as historias do titulo Justice League, campeão de vendas nos Estados, com roteiros de Geof Johns e desenhos da dupla Jim Lee e Scott Williams. Universo DC, a publicação que terá o maior número de paginas e títulos, destacando: Wonder Woman com roteiros do polemico e competente Brian Azzarello para a Mulher-Maravilha e Aquaman, tendo no roteiro Johns e nos desenhos o ótimo Ivan Reis. 

Asa Noturna #01

Por aqui, mostrando certamente a força do leitor brasileiro, nestes quase um mês de lançamento, os títulos são um sucesso de vendas, com poucos títulos ficando na banca e já sendo divulgada a noticia de uma nova reimpressão de títulos para atender a demanda. É muito bom que o mercado de quadrinhos volte a sofrer um “aquecimento” os títulos não parando nas bancas e os fãs se manifestando sobre o que gostam ou não, mas as editoras não devem esquecer que o fundamental de tudo isso é oferecer bons produtos aos seus leitores. Que os Novos 52 e o que eles representam venham para ficar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário