terça-feira, 10 de julho de 2012

EDITORIAL- O HOMEM ARANHA E AS MIDIAS

A estréia do Homem-Aranha


Homem-Aranha (Spider-Man em inglês) é um personagem fictício da Marvel Comics. É um dos mais importantes e populares super-heróis das histórias em quadrinhos, séries animadas, filmes, jogos e outras formas de mídia. Suas revistas estão entre as mais vendidas do gênero no mundo há décadas. É a identidade secreta de Peter Parker. 


Spider-Man

Foi criado por um dos mais bem-sucedido criadores moderno de histórias em quadrinhos, Stan Lee, com seu grande parceiro Steve Ditko. Na época do início da publicação de Homem-Aranha no começo da década de 1960, os heróis seguiam um padrão mais ou menos uniforme de rigidez moral e retidão, tanto em suas vidas normais quanto quando travestidos em seus alter-egos. 


Homem-Aranha - Ação Sem Limites

O Homem-Aranha, contudo, foi o primeiro herói a ganhar dinheiro com o uso de seus poderes: Peter Parker vende fotos agindo como o herói para o Clarim Diário. Seus motivos, porém, são altruístas: ele ajuda a tia viúva e idosa a pagar as contas, principalmente com os remédios. É, portanto, um dos super-heróis mais humanizados das histórias em quadrinhos, o que o levou a um sucesso estrondoso e a uma competição direta de popularidade com ícones do nível de Superman e Batman. 

Homem-Aranha japonês (Supaidaman)

O personagem atravessou nestes cinquenta nos de vida, muitas fases, da busca por um emprego no Clarim Diário, passando pela morte de pessoa queridas, resvalando em mudanças de uniformes, guerras secretas, guerras civis e muitas outras ele sempre foi de um grande apelo junto ao público e já esteve presente em varias series, filmes e desenhos. 

Homem-Aranha (1967)

A primeira aparição de Homem Aranha para uma mídia mais popular foi em sua série animada, Spider-man (1967-1970). É a série animada em que tem a famosa música "Spider-Man, Spider-Man, does whatever a spider can...", que foi tocada nos créditos finais do filme de 2002. Em 1981, mais duas séries animadas, produzidas pelos estúdios da Marvel: Spider-Man (26 episódios), e o mais popular Spider-Man and His Amazing Friends (24 episódios), no qual o herói contracenava com Homem de Gelo e Estrela de fogo. Fato curioso: o estúdio da Marvel também realizou a produção de Caverna do Dragão em 1984, e várias músicas de Spider-Man and His Amazing Friends foram reutilizados em Caverna. 

Homem-Aranha (1994)

Spider-Man The Animated Series (1994-1998), outra série animada que reacendeu a mídia de Homem-Aranha. Total de 65 episódios. Spider-Man Unlimited (1999): série animada de 13 episódios, na qual o Aranha vai parar na Contra-Terra. Essa série é parcialmente inspirada em Homem-Aranha 2099. 


Homem-Aranha (2003)

Spider-Man: The New Animated Series (2003): série animada gerada por computador, de 13 episódios. A continuidade é baseada no filme de Homem-Aranha de 2002. The Spectacular Spider-Man (2008): este novo desenho apresenta o Aranha como adolescente, e tem um aspecto mais cartoon em relação às séries anteriores. Está em exibição no Brasil pela Cartoon Network e foi cancelada na segunda temporada. 


Homem-Aranha (1977)

Na televisão em 1977, Nicholas Hammond estrelava como Peter Parker na série live-action O Homem Aranha e em 1978, a empresa japonesa Toei criou uma série Tokusatsu chamado Spiderman (Supaidaman, no original). Apesar de uniforme idêntico, Spiderman era bem diferente de sua contraparte original, a começar que sua identidade era Takuya Yamashiro. Homem-Aranha utilizava robô gigante (mecha) e combatia monstros. Por incrível que pareça, a primeira adaptação do Homem-Aranha nos cinemas não foi americana. 


Homem-Aranha (2002)

O filme turco de 1973 chamado 3 Dev Adam apresenta Capitão América, o herói mexicano El Santo e Homem-Aranha. O Aranha, curiosamente, é apresentado como vilão neste filme de baixo orçamento e sem licença da Marvel. O Homem-Aranha foi adaptado pelas telas em três filmes dirigidos por Sam Raimi e protagonizados por Tobey Maguire: Homem-Aranha (2002), contando sua origem e enfrentando o vilão Duende Verde (Willem Dafoe); Homem-Aranha 2 (2004), enfrentando o caos de sua vida e a perda de poderes e o vilão Doutor Octopus (Alfred Molina); Homem-Aranha 3 (2007), tem sua vida alterada após um extraterrestre se unir a seu uniforme, e enfrenta o criminoso Homem-Areia/Flint Marko (Thomas Haden Church), seu amigo Harry Osborn (James Franco) e Eddie Brock/Venom (Topher Grace). 

O Espetacular Homem-Aranha

Agora, O Espetacular Homem-Aranha (2012) é um remake dirigido por Marc Webb que reinicia a franquia, com Andrew Garfield no papel de Peter Parker, recontando sua origem e enfrentando o vilão Lagarto. No teatro tivemos Spider-Man Live! - A Stunt Spectacular é a primeira adaptação da personagem para o teatro. 


Spider-Man: Turn Off The Dark

Estreou no Brasil em outubro de 2009 com o nome O Homem-Aranha - Ação e Aventura como parte da Turnê Latino-Americana do espetáculo e em 2011 estreou oficialmente na Broadway o musical Spider-Man: Turn Off The Dark, com música de Bono e The Edge, sendo já era previamente apresentado desde novembro de 2010. O herói tem bastante fôlego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário