domingo, 17 de junho de 2012

EDITORIAL- O DUBLASOM CONTINUA RESGATANDO AS ANTIGAS DUBLAGENS


Ark II

O Dublasom surgiu de uma ideia de, ocasionalmente, apresentar-mos dentro do Programa CineTvNews as dublagens de filmes, series e desenhos antigos que há muito não eram apresentados ao público. Muitos acreditam que o programa conta com apoio de distribuidoras, canais ou mesmo estúdios cinematográficos que fornecem este material para que possamos apresentar. 


Goober e Os Caçadores de Fantasma

È incrível o que vou falar, mas o único apoio que o programa recebe, diga-se de passagem, em todos os seus aspectos é da Radio Tabajara que acredita em nossa proposta e nós apoia nesta feliz parceria que já vem durando quase quatro anos. 
Nenhuma distribuidora, canal ou estúdio cinematográfico apoia o programa. 
Tudo é feito com muito amor, carinho e muita, mas muita pesquisa. 

O Incrível Hulk

Graças a este esforço o Dublasom tornou-se um dos quadros mais comentados e queridos do programa e seu filho, o Dublasom na Web, é uma das postagens mais acessadas do Cinetvnews Virtual. 
Vocês não fazem ideia do sucesso que o quadro desfruta junto ao público. 
Este sucesso é traduzido nos e-mails, mensagens, manifestações e cumprimentos que recebo das varias partes do país e até do exterior. 

A Formiga Atômica

O resgate destas dublagens é um trabalho, ou melhor, um aprazer, muito complicado quando você não tem todas as informações necessárias, muitas das vezes contando com a memória dos atores ou mesmo de diretores, pois a dublagem brasileira, infelizmente, não dispõe de um banco de dados preciso sobre muitas dublagens realizadas no passado. 
Costumo dizer que o Dublasom é um maravilhoso “ jogo de quebra-cabeça” que quando montado, fica muito bonito. 

O Planeta dos Macacos

O Dublasom conseguiu resgatar as dublagens de muitas series e desenhos: Goober e Os Caçadores de Fantasmas, desenho de 1973 dos estúdios Hanna-Barbera, uma das ultimas dublagens da AIC- São Paulo e já muito ausente da TV brasileira. 
A serie O Planeta dos Macacos produzida em 1973, na esteira do sucesso da cine-serie, teve sua raríssima dublagem realizada pelo estúdio Technisom do Rio de Janeiro e apresentada no programa. 

Thundarr, O Bárbaro

O desenho Thundarr, O Bárbaro que há muito tempo não é exibido na TV aberta, teve sua dublagem resgata pelo programa, dublagem realizada no estúdio Herbert Richers. Outra raridade apresentada no programa, foi a dublagem do desenho 

O Homem-Aranha

O Homem-Aranha do estúdio Grantay Lawrence (1ª) e Ralph Bakshi (2ª. e 3ª. temporadas), dublagem realizada pelo estúdio Riosom, considerada perdida. Outra dublagem raríssima resgatada foi o “desenho desanimado” O Incrível Hulk , também do estúdio Grantay Lawrence Animation do Canadá de 1966, inclusive, permitindo a revisão da identificação de uma das vozes da dublagem do desenho. 


Toro e Pancho

Dois desenhos dos estúdios DePatie-Freleng tiveram suas dublagens resgatadas: Toro e Pancho e Bom-bom e Mau-mau, ambas dubladas pelo estúdio CineCastro. 

A Poderosa Isis

Duas series do estúdio Filmation tiveram sua dublagens resgatadas pelo quadro: Ark II que há muito não é exibida na TV brasileira, dublada na Herbert Richers e A Poderosa Isis, cuja a dublagem original feita, também, na Herbert, permitiu descobrir que o titulo da serie no Brasil era na verdade: O Segredo de Isis. 

O Regresso de Ultraman

Duas produções japonesas, cuja as dublagens foram resgatadas: Saber Rider e O Regresso de Ultraman. Saber teve apresentada sua dublagem original realizada pela Elenco e gravada nos estúdios da TVS, atual SBT e O Regresso de Ultraman, tokusatsu que há muito não é exibido na TV brasileira, foi dublado na saudosa CineCastro. 


O Homem-Pássaro

Vários desenhos da Hanna-Barbera tiveram suas dublagens resgatadas: Magula, O Gorila (AIC-São Paulo), Lula-Lelé, A Formiga-Atômica e Homem-Pássaro (todos dublados na Herbert Richers), sem esquecer o raríssimo Sinbad Jr. (Riosom). Estas foram algumas dublagens resgatadas e muito mais virá na sequencia. Aguarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário