quarta-feira, 23 de maio de 2012

EDITORIAL- MUIRAQUICON 2102



Belém sedia 1º Festival Internacional de Quadrinhos do Norte 
O evento será realizado nos dias 24, 25, 26 e 27 de maio, no Doca Boulevard. 
O público paraense já provou diversas vezes que tem interesse por eventos de grande porte, seja por meio de shows internacionais, eventos artísticos, entre outros. Sendo assim, a 9ª Arte – Nerd Store em parceria com a Libra Design lançam em maio o MuiraquiCon: 1º Festival nternacional de Quadrinhos do Norte, no Parque Shopping Belém, localizado na Augusto Montenegro, 4300. 


A ideia é unir pessoas que se interessam por HQs para que elas possam ter contato com artistas e profissionais do ramo. Para isso, serão promovidos diversos bate-papos, palestras, exibições de vídeos, espaços para artistas independentes, oficinas e muito mais. Tudo para que os apaixonados por quadrinhos possam se divertir e aproveitar ao máximo com o evento. 




Contudo, o evento não pretende abranger, apenas, o público específico de fãs de HQs. A ideia é despertar também o interesse de quem não tem acesso a esse tipo de arte. Por esse motivo, o evento é gratuito, entretanto, é preciso que os interessados façam um cadastro no site para participar www.muiraquicon.com. 



Entre os convidados da primeira edição do evento constam artistas nacionais e internacionais, a exemplo, do Eduardo Riso, que é argentino. 

Abaixo um breve resumo sobre os convidados para o evento:



Sidney Gusman

Sidney Gusman (SP): sete vezes vencedor do troféu HQ Mix – maior premiação de quadrinhos no País e editor-chefe do Universo HQ – site referência no tema Brasil. Desde setembro de 2006, Gusman é o responsável pela área de planejamento editorial da Maurício de Sousa Produções. 

Eduardo Risso

Eduardo Risso (ARG): o quadrinista argentino foi premiado quatro vezes com o Eisner Award por seu trabalho em 100 balas, da Vertigo (publicada no Brasil pela Opera Graphica). Na Argentina e Europa ele também é conhecido por suas colaborações com Ricardo Barreiro e Carlos Trillo. 

Renato Guedes

Renato Guedes (SP): quadrinista da Marvel responsável pelas artes das revistas dos Vingadores e, anteriormente, pelas HQ’s de Wolverine. Era exclusivo da DC, desenhando em Action Comics, Smallville, Superman, OMAC e Supergirl. 

Eddy Barrows

Eddy Barrows (PA): é um dos principais desenhistas da DC Comics. Ele tem como principal trabalho da carreira as HQ’s de Superman, na qual foi responsável por vários títulos. 

Gian Danton (a direita)

Gian Danton: o roteirista de quadrinhos começou com Floresta Negra, desenhada por Bené Nascimento (Joe Bennett). Autor de diversos livros técnicos nas áreas de comunicação e metodologia científica, colunista do site Digestivo Cultural, ele também é colaborador da revista MAD e de revistas da Editora Escala. 

Joe Bennett

Joe Bennett (PA): conhecido por seus trabalhos na Marvel desenhando heróis como Quarteto Fantástico, Vingadores, Thor, Homem Aranha e Hulk. Hoje na DC desenha Savage Hawkman, mas se orgulha mesmo de ter trabalhado com o lendário Alan Moore em O Supremo. 

Jack Jadson

Jack Jadson (PA): foi por anos o fiel parceiro de Joe Bennett, arte-finalizando seus trabalhos. Hoje é desenhista profissional da série Warriors of Mars da Dynamite, baseada nos livros que originaram o filme John Carter de Marte. 

Fabio Jansen (a direita)

Fábio Jansen (PA): atua no mercado profissional de quadrinhos desde 2008, quando publicou o seu primeiro trabalho profissional intitulado Nigth of the Living Deads NY. Atualmente trabalha como assistente de Joe Bennett, também convidado do evento. Carlos Paul (PA): teve seus primeiros trabalhos lançados a partir de editais de incentivo do IAP e do Basa. Hoje, é responsável pelos desenhos da editora Dynamite Entertainment, que pertence ao desenhista Alex Ross, autor de obras nas editoras Marvel e DC Comics. 

Otoniel Oliveira

Otoniel Oliveira (PA): macapaense residente em Belém se destaca pelos trabalhos nas Graphic Novels Belém Imaginária e Encantarias, MSP+50 (edição comemorativa dos 50 anos de carreira do Maurício de Sousa) e Brasil 1500 pela editora Devir. 


MuiraquiCon: 1º Festival Internacional de Quadrinhos do Norte. Local: Doca Boulervard – Av. Visconde de Souza Franco. Dias: 24, 25, 26 e 27 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário