domingo, 18 de março de 2012

EDITORIAL- MOEBIUS, O JEAN GIRAUD

Jean Giraud - Moebius

O primeiro contato que tive com o trabalho de Moebius foi através da serie Tenente Blueberry publicada pela editora Abril nos anos 1980.
Confesso que fiquei impressionadíssimo com o que vi, pois era um faroeste tradicional, mas tinha elementos diferentes: ângulos diferentes, texto fácil e não continuava na próxima edição.

Tenente Blueberry

Descobri que a serie era longa e que depois de algum tempo, a trama melhoraria, quando incorporasse os elementos do faroeste italiano. A serie foi produzida no final dos anos 1960 e inicio dos anos 1970, apogeu deste gênero de filme.
Inclusive, os desenhos estavam diferentes, fugindo da estética tradicional. Foi a primeira vez que ouvi o nome Moebius.
Depois de algum tempo descobri que Moebius foi um dos maiores artistas do Século XX.
Para quem não conhceu...

Moebius assinando com Gir

Jean Giraud (8 de maio de 1938 - 10 de março de 2012) foi um artista francês de história em quadrinhos que também colaborou na produção de diversos filmes. Giraud foi também conhecido pelos pseudônimos de Moebius e Gir. Ele começou a publicar suas primeiras tiras aos 18 anos, logo tornando-se um dos ilustradores mais consagrados da Europa.


Arzach

Sua primeira história publicada foi "Frank et Jeremie" para a revista Far West, em 1956, publicada antes de seus 18 anos. Ainda na década de 50, fez quadrinhos para a Sitting Bull, Fripounet et Marisette, Âmes Vaillantes e Coeurs Vaillants.


Jim Cutless

Sua carreira foi interrompida pelo serviço militar que prestou na Argélia, porém, ao retornar, se tornou aprendiz de Jijé, um dos principais quadrinhistas europeus da época, com quem colaborou Jerry Spring. Giraud foi por ele indicado para desenhar a série de faroeste Blueberry, que seria publicada pela revista Pilote.


Incal

Em 1963, Moebius aparece pela primeira vez na revista Hara Kiri. Nela, foram publicadas 21 tiras em 1963 e 64, e então se passou quase uma década até que o pseudônimo fosse utilizado novamente. Em geral, Giraud assinava como Moebius em seus trabalhos de ficção científica e fantasia, que costumavam ser mais experimentais.

Metal Hurlant

Em 1974, ele formou os Humanoïdes Associés junto com Jean-Pierre Dionnet, Philippe Druillet e Bernard Farkas. No mesmo ano, lançaram a revista de fantasia e ficção científica Métal Hurlant, que se tornaria muito influente. Já em seu primeiro volume, a capa era de Moebius e Philippe Druillet, e havia as primeiras histórias de Arzach e Major Grubert. A maior parte de seu trabalho na revista foi republicada depois.


Incal

Colaborou com artes para vários filmes famosos de cinema: Tron, Alien – O Oitavo Passageiro, O Segredo do Abismo, Os Mestres do Universo, O Quinto elemento, Willow – Na Terra da Magia e muitos outros.

Arzach

Giraud morreu neste sábado aos 73 anos de idade após um longo período com estado de saúde debilitado, informou a emissora 'Europe 1'.
Moebius foi um dos grandes artistas dos quadrinhos, reconhecido tanto na França quanto no mundo inteiro.

Moebius e sua obra

Foi condecorado com a ordem de Cavaleiro das Artes e das Letras pelo presidente francês François Mitterand em 1985, Moebius teve seus trabalhos expostos em vários países. Em 2010, a Fundação Cartier realizou uma grande retrospectiva de sua obra.
Esse foi Moebius.

Surfista Prateado

Nenhum comentário:

Postar um comentário