quinta-feira, 22 de março de 2012

DUBLASOM NA WEB – SABER RIDER

Saber Rider

O anime Bismarck foi criado nos anos 1984 pelo Estudio Pierrot com 46 episodios, sendo que em 1985 foi comprado pela WEP dos Estados Unidos, sofrendo uma adaptação para o inglês, ganhando o nome pelo qual é mais conhecido: Saber Rider and Star Sheriffs.


Os heróis e o Vagão Espacial em Modo Desafio (robo ao fundo)

Este desenho mostra as aventuras dos Guardiões da Galaxia (Star Sheriffs em inglês), lutando contra Os Fora da Lei, criaturas de outra dimensão que atacam os colonos de uma área no espaço chamada de Nova Fronteira. A guerra pendia a favor dos invasores quando surge uma arma capaz de enfrenta-los: O Vagão Espacial.
O Vagão é uma nave de transporte gigante que se transforma em robô em forma de guerreiro que enfrenta as unidades renegadas gigantes.



O Vagão passa a ser pilotado por Saber Rider (guardião do espaço), April (filha de um general famoso), Colt (pistoleiro e caçador de recompensas com passado nebulo) e o piloto Bola de Fogo ou Cabeça Quente como é chamado em alguns episódios, representando a única esperança na Nova Fronteira.
A animação é um maravilhoso faroeste-italiano adaptado, com tudo que havia de melhor no gênero. Temos o Colt, vestido igual ao ator Lee Van Cleff, Foras da Lei de chapéu longo e usando poncho e clima de desolação.

Saber Rider



April


Destaque para a excelente trilha sonora do genial Dale Schacker (que canta a musica tema) da versão americana, capturando os elementos de sopro (harmônica), chicotes estalando, efeitos de voz que marcaram as trilhas do mito Ennio Morricone. Estilo esse bem diferente da trilha japonesa que é bem tradicional.
As tramas mostram a luta dos Guardiões da Galaxia em vencer os Fora da Lei e suas unidades Renegadas, culminando com uma guerra estelar.


Bola de Fogo/Cabeça Quente



Colt

Todos os personagens tem suas historias e personalidades exploradas em vários episódios: Saber que vem de uma família rica e aristocrática; April tentando sair da sombra do pai; Colt lidando com seu passado de caçador de recompensas e Bola de Fogo aprendendo sobre responsabilidades.
O grande vilão da trama é Jessie Blue, um ex-guardião que passa a lutar com os Fora da Lei e antagoniza com os heróis, principalmente com Colt.


Capa do CD da trilha-sonora americana


A serie foi exibida em 1986/1987 na TVS, atual SBT e fez relativo sucesso, sendo que no final dos anos 1980, foram lançados em vídeo pela Mundo Mágico os dois primeiros episódios.


April, Bola de Fogo, Colt e Saber

A dublagem maravilhosa soube adaptar para o português vários termos e expressões típicas dos faroestes: renegados, fora da lei, vagão (remetendo a trens) feita pelo estúdio Elenco e gravada nos estúdios da TVS.


Felipe Dinardo


Carlos Alberto Vaccari


Saber foi dublado por Marcelo Gastaldi (Chaves) com mais um mocinho de sua carreira; April foi dublada pela estupenda Cecilia Lemes (2ª. voz da Chiquinha do Chaves) com uma jovem que busca trilhar seu próprio caminho.
Jessie Blue teve a voz de Nelson Machado (o Kiko em Chaves) com um vilão de voz pesada, jovial e marcante.


Marcelo Gastaldi


Cecilia Lemes


Fabio Villalonga

Bola de Fogo, as vezes chamado de Cabeça Quente, teve a voz de Carlos Laranjeira (Jiban) na maioria de seus episódios, sendo nos últimos episódios foi substituído por uma voz que não identificamos, mas ambas realçando sua jovialidade e impulsividade.


Carlos Laranjeira



Osmiro Campos


Nelson Machado

Cabe um destaque para o personagem Colt que teve a voz de Fabio Villalonga (Arsenio Hall em Um Tira da Pesada) que fez um trabalho excelente, brindando o público com um personagem amargo, sensível e de uma energia, bem diferente do americano que não tem tantas nuances assim. Transformando um personagem coadjuvante em principal.
Uma versão bem feita, com adaptações competentes e interpretações marcantes.


Mauro Eduardo


Isabel de Sá


Elcio Sodré

A dublagem dos episódios apresentados pela Mundo Magico foi realizada na Alamo com Saber tendo a voz de Mauro Eduardo (Homem-Aranha nos desenhos dos anos 1990); Colt foi dublado por Elcio Sodré (Shyriu em Os Cavaleiros do Zodiaco); Ball Fire (Bola de Fogo) foi dublado por Eduardo Camarão (Champ em Zillion), April contou com a voz de Isabel de Sá (Jessie em Pokemon) e Jessie Blue foi dublado pelo saudoso Ezio Ramos (Richard Chamberlain em vários filmes).
Vozes bem escolhidas, mas com um excesso de nomes em inglês que poderiam ser adaptados para o português.


Eduardo Camarão


Jose Parisi Jr.


Ézio Ramos


SABER RIDER
Versão brasileira: Elenco, gravada nos estúdios da TVS
Apresentação: Felipe Dinardo
Narração de títulos e creditos: Carlos Alberto Vaccari
Saber: Marcelo Gastaldi
April: Cecilia Lemes
Colt: Fabio Villalonga
Bola de Fogo/Cabeça Quente: Carlos Laranjeira/???
Computador do Vagão Espacial: Osmiro Campos
Jessie: Nelson Machado

Versão brasileira: Alamo
Apresentação: ???
Saber: Mauro Eduardo
April: Isabel de Sá
Colt: Elcio Sodré
Ball Fire (Bola de Fogo): Eduardo Camarão
Computador do Vagão Espacial: Jose Parisi Jr.
Jessie: Ezio Ramos

3 comentários:

  1. Gostaria de ouvir a segunda voz do personagem "Bola de Fogo", para tentar ajudar a identificar. Onde poderia conseguir ter acesso a isto, Carlos Amorim?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Só erraram na informação ao ano de exibição aqui no Brasil:foi entre 1990/91,no Sbt às 16h,e seu título aqui era Saber Rider e os Guardoões do Espaço.E pensar que cheguei a preencher uma fita vhs com uns 4 ou 5 episódios,no meu primeiro de vários aparelhos de vídeo K7que possuí.Se soubesse a raridade que este desenho viria a se tornar e ainda com a primeira9e melhor!) dublagem,eu teria preservado tais registros,putz!

    ResponderExcluir
  3. Saber Rider é um ótimo animê, uma pena ser pouco lembrado no Brasil, Tenho a impressão de que a segunda voz de Bola de Fogo é do Ulisses Bezerra. Para quem quiser conferir, assista ao episódio 20: "O Expresso de Santa Fé".

    ResponderExcluir