quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

SERIEMANIACO - JORNADA NAS ESTRELAS: A 3ª TEMPORADA

Jornada nas Estrelas

A 3ª. temporada é a mais fraca de todas, havendo um corte no orçamento maior do que o corte que a seria já havia sofrido na temporada anterior. Houve, também, uma mudança na data e horário de exibição, nesta temporada a serie deixou a terça-feira para sexta-feira as 22:00 horas. Este horário é considerado a morte de qualquer serie.

O elenco da serie

Diante desta situação Roddenbery se afasta da produção da serie, que passa a ser produzida por Fred Freiberger. Freiberger é culpado pelos péssimos roteiros e pelo clima tenso, decorrente do medo de cancelamento que assombra o estúdio.
Lamentavelmente, esta é a pior das três temporadas, servindo de exemplo, no que uma serie não deve fazer com seus personagens e roteiros.


Cérebro de Spock

A temporada começa já dizendo a que veio com o horrível Cérebro de Spock, onde temos o seqüestro do cérebro do personagem por alieniginas. É um roteiro fraco e infeliz, onde tudo de bom que a serie construiu ao longo das temporadas anteriores foi destruído.


Os Filhos de Platão

Os Filhos de Platão é um episodio famoso, não pela qualidade do roteiros, mas por apresentar o primeiro beijo inter-racial da historia da TV. O que falar de um episódio onde seres super-poderosos seqüestram Kirk, Spock, Uhura e Chapel para serem ridicularizados?

O Intruso

O Intruso é outro exemplo de fraco episodio que descaracteriza os personagens, pois um antigo amor do Capitão Kirk troca de corpo com ele, o qual passa a agir de forma estranha, inclusive, decretando a morte de uma pessoa e Spock e McCoy nada fazem. Somente ao final do episódio que Spock e McCoy percebem o comportamento estranho do amigo?


Há beleza na verdade?

Roddenbery voltou a escrever o roteiro de um episódio Há beleza na verdade?, mas foi acusado de criar esta historia com o intuito de vender um colar chamado de IDIC (Infinita Diversidade em Infinitas Combinações).


Todos os Nossos Ontens

O maior exemplo desta mudança, inexplicável, na personalidade dos personagens foi o fraquíssimo Todos os Nossos Ontens, no qual Spock, vegetariano, apenas por viajar no tempo, consome carne e aprecia o sabor.


Joia Rara

Outro lamentável exemplo do que foi esta temporada é o horrível Joia Rara, onde alieniginas capturam Kirk, Spock e McCoy para descobrir se devem ou não ajudar o mundo da empata chamada Joia. O detalhe do episódio é que não existem cenários na maioria das cenas. O que existe é um eterno e desconfortável fundo preto em todas as cenas mostradas.


A Teia Toliana

Um episódio que escapa destas características que dominaram a temporada (que no caso são: fraco e horrível) foi o regular A Teia Toliana, onde Kirk desaparece, cabendo a Spock e McCoy unirem forças para libertarem a Enterprise de um teia criada pelos Tolianos e encontrarem a cura para a tripulação infectada por uma doença.


A Última Batalha

Outro que escapa desta situação, foi A Ultima Batalha, onde dois seres de uma mesma raça iniciam uma batalha movidos por racismo. O episódio discute esta questão de forma aberta, sendo memorável quando Bele (o sensacional Frank Gorshin, o Charada da serie Batman) explica o motivo do racismo e da luta. Observamos um roteiro bom, mas com uma produção fraca.


Kirk na 3a. temporada

Diante deste quadro, é lógico que a audiência despencou e a série foi cancelada em 1969. Com isso, ela foi vendida para Sindication (pequenas redes locais), onde passa a ser exibida mais cedo (pela manhã e a tarde), inclusive, diariamente. Torna-se um sucesso com convenções de fãs e se transformando em fenômeno cultural nos EUA.


N.C.C. 1701 - U.S.S. Enterprise

Nenhum comentário:

Postar um comentário