quarta-feira, 9 de novembro de 2011

SERIEMANIACO - JORNADA NAS ESTRELAS: A 1ª TEMPORADA

Jornada nas Estrelas

Dando sequencia ao nosso especial sobre Jornada nas Estrelas, hoje falaremos das 03 temporadas da série:
A 1ª. temporada dá as bases da série, apresentando ao publico as suas principais características: é uma serie de ficção-cientifica cerebral com toques de ação e inspiração em conceitos científicos reais.

A tripulação da Enterprise

O Capitão Kirk (William Shatner) se mostra sério e compenetrado, havendo poucos espaços para cenas de humor, mas que torna-se mais próximo do Imediato e Oficial de Ciências Sr. Spock (Leonard Nimoy) que é o elemento racional do grupo e do chefe da equipe médica o Dr. McCoy (DeForest Kelley) que é o elemento emocional.

Spock, Kirk e McCoy

Os roteiros eram focados no trio Spock-Kirk-McCoy e contaram com excelentes roteiristas, com vários nomes da ficção-cientifica (Richard Mathison, Harlan Edison, Theodore Sturgeon). Roddenberry tiha um habito que irritava os roteiristas: reescrevia os roteiros apresentados.
Infelizmente, o restante do elenco ficou em segundo plano, tendo poucas oportunidades de conhecer-mos mais de suas personalidades.


O Sal da Terra

Tivemos nesta temporada inicial, vários episódios memoráveis: O Sal da Terra, onde uma criatura alienigina mata para obter sal, sendo capaz de assumir qualquer forma, se camuflando com um dos tripulantes e mostrando ser extremamente inteligente. Tivemos vários episódios mostrando o passado da dupla Kirk-Spock como: Deste Lado do Paraiso, A Hora Nua, Missão: Aniquilar. Tivemos episódios mostrando conceito de ficção-cientifica pura como: O Fator Alternativo, onde temos a teoria dos universos paralelos.

O Fator Alternativo


A Cidade a Beira da Eternidade



Semente do Espaço


Dois episódios mais lembrados pelos fãs foram: A Cidade A Beira da Eternidade, onde parte da tripulação viaja no tempo e evita a destruição de nossa realidade, roteiro original vencedor dos Hugo e Nebula; A Semente do Espaço, onde somos apresentados ao guerreiro Khan (Ricardo Montalban) que voltaria nos filmes do cinema.


O Equilibrio do Terror

Mesmo os vilões são mostrados com motivações como os Romulanos no ótimo O Equilibrio do Terror.

A Coleção

Não poderia deixar de ser mencionado o inesquecível episódio duplo: A Coleção, onde Spock se amotina, sequestrando seu antigo capitão, Christopher Pike e o leva ao Planeta Talos IV, onde ambos e a antiga tripulação da nave Enterprise viveram uma grande aventura. Foram utilizadas cenas do episódio-piloto descartado The Cage, resultando numa trama espetacular.


Missão: Aniquilar

Foi uma temporada muito boa que manteve uma regularidade, mostrando tudo o que a serie poderia fazer, mas a NBC cogitou cancelar o programa, em razão da baixa audiência. A serie possuía poucos fãs, mas fiéis, os quais organizaram um movimento de fãs (fandom) que impediu o seu cancelamento, liderados pela enfermeira Bjo Trimple e seu marido.
O esforço foi recompensado, com a renovação do programa para uma segunda temporada.

Ficção-Cientifica com ação

Um comentário:

  1. COLEÇÃO DE BRINQUEDOS - BRINQUEDOS CLÁSSICOS, ANTIGOS E RAROS
    SÉRIES E DESENHOS ANTIGOS DA TELEVISÃO

    BATMAN - THUNDERBIRDS - ULTRAMAN - SPEED RACER
    FANTOMAS - JORNADA NAS ESTRELAS - PERDIDOS NO ESPAÇO

    http://meumundodebrinquedos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir