quarta-feira, 5 de outubro de 2011

EDITORIAL- ONDE ESTÃO OS ANIMES NO BRASIL?

Speed Racer

Como já falei diversas vezes por aqui...O Brasil sempre teve uma tradição em exibir os animes (as animações japonesas).
Muitas foram as animações exibidas pela TV brasileira e que marcaram época.
Esquadrão Arco-Iris, Speed Racer, Astro boy, Fantomas, Kimba/Leo – O Leão Branco dentre muitos outros foram exibidos no Brasil, marcando a lembrança do público.

Kimba (Leo) - O Leão Branco

Nos anos 1990 a extinta Rede Manchete trouxe Os Cavaleiros do Zodiaco e Yu Yu Hakusho e algum tempo depois chegaram Dragon Ball Z e Pokemon ambos pelo Cartoon Network.
Com a chegada da TV a cabo vieram vários outros desenhos. Inicialmente tivemos o canal Locomotion que trazia em sua grade de programação animes inéditos e de grande sucesso no mundo inteiro. Com o tempo o canal percebeu seu sucesso e começou a investir mais em animações japonesas, inclusive, tendo um horário especifico para exibir OVAs e Movies que surpreenderam os brasileiros.

Dragonball Z


O Cartoon Network durante um bom tempo trouxe em sua programação vários animes de sucesso: Inuyasha, Gundam Wing, resgatou Samurai X, exibiu Sakura Card Captors, exibiu quase todas as fazes de Sailor Moon, Dragon Ball Z e depois resgatou Dragon Ball e trouxe Dragon Ball GT. Além disso trouxe um anime que virou febre entre o público: Pokemon.

Os Cavaleiros do Zodíaco

O Cartoon ainda, resgatou dois sucessos do passado: Os Cavaleiros do Zodíaco e Yuyu Hakusho.
O canal ainda, chegou a exibir Naruto, One Peace e recentemente Death Note.
Outro canal que surgiu e causou furor entre o público, consolidando a preferência do publico brasileiro, foi o canal Animax, destinado a exibir 100% de sua programação com animações japonesas e todo o conteúdo falado em português.

Death Note

Este canal marcou a importância da animação japonesa e sua solidificação no Brasil, tínhamos além dos animes, muitos clipes e matérias especiais falando da cultura japonesa.
O Animax trouxe animações famosas no mundo inteiro: Inicial D, Getbackers, Full Metal Alchemist, Bleach, resgatou Evangelion e apresentou ao Brasil Death Note, numa versão com dublagem impecável.
Isso mostrou que o Brasil era um dos maiores apreciadores e consumidores das animações japonesas no mundo inteiro.

Inuyasha

Contudo com o passar do tempo, as animações japonesas foram perdendo cada vez mais espaço junto a grade dos principais canais.
Atualmente, pelo menos até onde pude apurar, não temos nenhum anime sendo exibido quer na TV aberta ou mesmo na fechada.
Qual seria o motivo desta perda de audiência?

One Peace

Muitas foram as explicações: falta de planejamento nos lançamentos das series, desinteresse dos canais em investir num produto caro e difícil de negociar, falta de visão em lançar produtos agregados ao animes e muitos outras.
Curiosamente, isso acontece numa época onde os eventos (falando em Belém) estão reunindo num final semana cerca de seis mil pessoas.

Naruto

É lamentável que os animes estejam deixando a grade das TVs, fazendo um movimento inverso ao que acontece com os eventos, pois há uma notada renovação no público e consequentemente deveria haver uma renovação na oferta.
Torço, sinceramente que os canais revejam suas posturas, pois gostaria de ver os animes nas TVs.

Bleach

Nenhum comentário:

Postar um comentário