quarta-feira, 21 de setembro de 2011

EDITORIAL- JORNADA NAS ESTRELAS COMEMORA 45 ANOS

Jornada nas Estrelas

No começo de 1961, Gene Roddenberry fez um raschunho de uma série de ficção científica que se tornaria Star Trek. Apesar dele ter promovido a série como um faroeste no espaço—chamando-a de "vagão de trem para as estrelas" - ele na verdade se inspirou em Gulliver's Travels, de Jonathan Swift, querendo que cada episódio tivesse dois níveis, uma história de suspense e aventura, e uma história que transmitisse um valor moral.

Gene Roddenberry



NCC-1701 U.S.S. Enterprise

As histórias de Star Trek normalmente mostram as aventuras de humanos e alienígenas que servem a Frota Estelar, uma armada pacífica que serve a Federação Unida dos Planetas. Os personagens são essencialmente altruístas, cujos ideais são aplicados nos dilemas apresentados na série. Os conflitos apresentados em Star Trek às vezes representam uma alegoria para conflitos contemporâneos: a série original discute questões da década de 1960, assim como seus spin-offs refletem as questões de suas respectivas décadas. Questões refletidas nas séries incluem: guerra e paz, lealdade, autoritarismo, imperialismo, economia, racismo, religião, direitos humanos, sexismo, feminismo e o papel da tecnologia. Roddenberry disse: "[Ao criar] um novo mundo com novas regras, eu podia discutir sobre sexo, religião, Vietnã, política e misseís intercontinentais. Realmente, nós as colocamos em Star Trek: nós estávamos mandando mensagens e felizmente elas passaram pela emissora".

O elenco da serie

Roddenberry desejava mostrar o que a humanidade poderia se transformar se eles tivessem aprendido com as lições do passado, mais especificamente terminando com a violência. Um bom exemplo são os vulcanos, um povo que teve um passado bem violento porém aprenderam a controlar suas emoções. Roddenberry também queria colocar uma mensagem contra a guerra, como também mostrar a Federação Unida dos Planetas como se fosse uma versão otimista e ideal das Nações Unidas.

Capitão Pike e Spock



Kirk e os Pingos
Em 1964, Roddenberry fez uma proposta para a série original de Star Trek para a Desilu Productions. O primeiro piloto, The Cage, estrelando Jeffrey Hunter como o Capitão Christopher Pike da nave estelar USS Enterprise, foi rejeitado pela emissora; entretanto, os executivos da Desilu ficaram impressionados com o conceito e fizeram a decisão incomum de encomendar um segundo piloto,"Where No Man Has Gone Before", que foi aceito.

Uhura e Kirk (2° uniforme)



A tripulação em ação

A ameaça de cancelamento apareceu durante a segunda temporada da série. Os fãs da série, liderados por Bjo Trimble, conduziram uma campanha de cartas sem precedentes pedindo que a NBC mantivesse o programa no ar. A NBC renovou o programa, porém mudou o dia de exibição para sexta-feira e o orçamento foi reduzido. Roddenberry reduziu seu envolvimento na série antes do início da temporada para protestar contra a mudança de horário. Ele foi substituído por Fred Freiberger.

O Cérebro de Spock (3a. temporada)

A série foi cancelada ao final de sua terceira temporada, apesar de protestos e outra campanha de cartas. O departamento de publicidade da emissora reclamou que o cancelamento da série foi prematuro.
Quando o programa foi cancelado, a Paramount Pictures esperava recuperar suas perdas na produção vendendo os direitos do programa para a sindicação. A série começou suas reprises em 1969 e no final da década de 1970, já havia sido vendida para 150 mercados americanos e 60 internacionais. O programa desenvolveu um seguimento cult e os rumores que a franquia iria ser reiniciada surgiram.

Jornada nas Estrelas - O Filme



Roddenberry e o elenco no 1° filme

A popularidade de Star Trek na sindicação levou a Paramount e Roddenberry a desenvolver uma nova série, Star Trek: Phase II.
Após o sucesso dos filmes Star Wars e Close Encounters of the Third Kind, o piloto planejado de Phase II foi adaptado no filme Star Trek: The Motion Picture. Lançado em 1979, arrecadou US$ 139 milhões na bilheteria, um pouco abaixo das expectativas do estúdio mas o suficiente para um sequência ser encomendada. A Paramount forçou Roddenberry a sair do controle criativo das futuras sequências. No total, seis filmes de Star Trek foram produzidos entre 1979 e 1991 com o elenco original e mais quatro com o elenco da serie Jornada nas Estrelas – A Nova Geração.

Star Trek (2009)

Em 2007, a Paramount contratou um novo time criativo para reiniciar a franquia. Roteiristas Roberto Orci e Alex Kurtzman e o produtor J. J. Abrams receberam liberdade total para reinventar Star Trek. Um décimo primeiro filme, Star Trek, foi lançado em maio de 2009. O filme teve uma campanha de divulgação mirada nos não-fãs da série. Star Trek obteve sucesso de críticas e bilheteria, se tornando o filme da franquia mais rentável da história. Entre as realizações do filme, está o primeiro Oscar da série (Melhor Maquiagem). O elenco principal do filme têm contrato para mais duas sequências, com a primeira marcada para estrear em 2012.

Elenco do filme (2009)

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário