domingo, 7 de agosto de 2011

EDITORIAL- OS EVENTOS DE FÃS EM BELEM




Eventos sobe cultura pop em Belem sempre foram muito raros de acontecer.

Me lembro que um dos primeiros eventos sobre cultura pop foi sobre personagens de quadrinhos no cinema, na época do lançamento do filme Batman de Tim Burton (1989).

Infelizmente, em Belem, os movimento de fãs (fandom) sempre foi muito timido, mas felizmente, de um anos pra cá a situação mudou bastante.

Para se ter uma ideia, hoje existem varios grupos realizando eventos em diversos assuntos que vão de cultura japonesa, series, filmes e literatura.

Vamos agora, falar sobre alguns grupos que vem desenvolvendo eventos pela cidade:

Estação Genesis



O primeiro grupo de fãs que me lembro foi a Associação Cultural Estação Genesis, o qual nos anos 90 e inicio dos anos 2000, movimentou a cidade com varios eventos de cultura pop, trazendo, inclusive, para Belém, personalidades da cultura pop nacional, como: Sergio Figueiredo (na época editor-senior da Editora Abril), Cristina Nastasi (maior especialista do pais em Jornada nas Estrelas/Star Trek) e Rogerio de Campos (editor da revista Heroi). Este ano o grupo voltou a realizar eventos, o mais recente foi comemorando os 45 anos de Jornada nas Estrelas/Star Trek e preparasse para desenvolver outros eventos.


Grupo Shogun



O Grupo Shogun que a nove anos vem realizando eventos e que foi o grupo pioneiro na realização de eventos sobre cultura japonesa no Estado, servindo de base para o surgimento de varios outros grupos que realizam eventos na cidade e que até hoje esta em atividade realizando um unico evento por ano, geralmente no primeiro semestre, preparando-se para o evento que celebrará dez anos de eventos.


Animazon



Animazon é um grupo de fãs de cultura japonesa que surgiu a partir de membros do Grupo Shogun e que já existe acerca de elo menos 06 anos, realizando dois eventos ao ano (um evento a cada semestre), inclusive, já tendo trazido a Belém dois grandes atores da dublagem brasileira: Elcio Sodre e Tania Gaidarji. O grupo até hoje continua em plena atividade e planejando seu segundo evento do ano.


Intercambio Animanga



O Intercambio Animanga é um grupo de cultura japonesa que existe acerca de 05 anos, desenvolvendo varios eventos na cidade. O grupo foi o coordenador de atividades durante a XII Feira Pan-Amazonica do Livro cujo tema era o Japão, realiza exibições semanais no Centur, trouxe para Belém a cantora e dubladora japonesa Mitsuko Horie.


100 Grana



Outro grupo de fãs é o 100 Grana que é responsavel pelo portal de cultura para lisos. O portal conseguiu uma grande visibilidade na revista de circulação nacional Epoca. Alem do portal, o grupo desenvolve eventos de cultura pop, o famoso Trashback. Recentemente, o grupo vem realizando varios eventos, como Japan Heroes.


Ponto Zero



O Ponto Zero é um grupo de fãs que desenvolve um portal de noticias culturais, com um otimo conteudo para os fãs de cultura pop. Atualmente, o grupo vem realizando diversos eventos sobre varios assuntos e, principalmente, sobre cultura pop, já havendo mais um agendado para este mês de agosto.


9ª Arte



A loja 9ª Arte é uma loja que tem uma premissa inedita em Belem: ser a primeira loja especializada em cultura nerd da cidade. Estando para inaugurar seu espaço fisico, onde ira oferece uma serie de produtos, os integrantes já estão desenvolvendo varios eventos sobre cultura pop, já inclusive, agendando um proximo evento em parceria com os integrantes do 100 Grana e Ponto Zero.

Fico muitos feliz que os grupos estejam desenvolvendo varias atividades e proporcionando ao publico eventos.
Parabens ao grupo e contem com o Programa CineTvNews no que precisarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário