terça-feira, 16 de agosto de 2011

EDITORIAL- A DUBLAGEM E A TV PAGA BRASILEIRA

Elenco de dublagem

A dublagem brasileira é um elemento importantissimo para o sucesso ou o fracasso das produções estrangeiras nos paises com idioma difeente no qual elas são produzidas. Muitos foram os desenhos/filmes e series que até hoje são lembradas por frases ou bordões de seus personagens que permanecem na memoria afetiva do publico ao longo dos anos.

Um Amor de Familia

A tv paga ou por assinatura quando chegou ao Brasil, trouxe na grade de seus canais filmes, series e desenhos dublados.
Canais como HBO, Supercanal, Fox e Cartoon Network, entre outros, trouxeram seus produtos falados em portugues.
Series de grande suceso como: Um Amor de Familia (Married with children) e series antigas como O Fugitivo passaram dubladas em portugues.

Jornada Nas Estrelas - Star Trek

Com o tempo os grandes canais como: Fox, Warner, Sony e Teleuno (depois chamado de AXN) exibiam suas series e filmes dublados.
Até mesmo canais que chegaram ao Brasil como USA (atual Universal Channel) exibiam series dubladas, como: Star Trek/Jornada nas Estrelas, Os Novos Intocaveis, Além da Imaginação (dos anos 1950), Missão Impossivel (dos anos 1980).

Arquivo X

A Fox foi um dos canais que exibiam sua programação totalmente falada em portugues, destacando-se sucessos como: Viagem ao Fundo Mar, Perdidos no Espaço, O Tunel do Tempo e series mais recentes: Chicago Hope, Nova York contra o Crime, Buffy A Caça-vampiros, Angel. Uma serie que se tornou seu grande sucesso foi Arquivo X.
Todas as series foram exibidas dubladas.
Na metade dos anos 1990 a tv paga toma uma decisão que afetou sua trajetoria no Brasil: decide que sua programação seria apresentada com audio no original e com legendas.


Burn Notice - Queima de Arquivo

Muitas foram as explicações para esta decisão. A maior de todas, seria o fato que existiriam pesquisas nas quais apontavam uma rejeição do publico a dublagem e a programação apresentada desta forma. Outra explicação seria pelo fato que sem a dublagem a janela entre o lançamento no país de origem e seu lançamento aqui diminuiria, e com a dublagem, teria que esperar até a conclusão da versão brasileira dol produto. Uma outra estranha explicação foi que haveria uma barateamento no custo na mensalidade da tv paga, permitindo um aumento na base de assinantes.

Dark Blue - No Limite da Lei

Com isso a dublagem foi paulatinamente sendo eliminada da tv paga que esperava crescer de forma desenfreada no país, chegando ao ponto de praticamente somente haver dublagem em canais infantis e no canal TNT.
Contudo, apesar desta proposta, houve algo que a tv paga não esperava: falta de crescimento.

Game of Thrones

A tv paga brasileira não apesentou crescimeto real, ao contrario, viu sua base de assinantes diminuir, num prejuízo que contrastava com o restante do mundo, onde a tv paga ia muito bem, obrigado.
Curiosamente, justamente os canais que mantiveram sua programação dublada, tornaram-se os mais vistos pelo assinantes.
De uns quatro anos para ca, a tv por assinatura, decidiu rever seus conceitos e voltar a exibir sua programação dublada.

Orlando Drummond

O primeiro foi a Fox que voltou a exibir sua programação dublada e com isso tornou-se um dos canais mais vistos entre os assinantes. Depois a maioria dos canais passou a seguir esta tendencia.
Até canais de filmes como: HBO2, Telecine Pipoca passaram a exibir sua programação dublada.
Graças a isso, houve um real crescimento na tv paga brasileira, inclusive, com tendencia de aumentar ainda mais nos proximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário