sexta-feira, 1 de julho de 2011

MORRE O DESENHISTA GENE COLAN

Gene Colan


O desenhista Gene Colan faleceu em 23 de junho de 2011, aos 84 anos de idade.
Colan estava hospitalizado havia alguns anos (como já tínhamos noticiado em 2008, 2009 e, mais recentemente, em abril de 2011), com problemas no fígado e complicações resultantes de uma queda na qual havia quebrado o quadril.
Nascido em 1º de setembro de 1926, em Nova York, nos Estados Unidos, Colan começou sua carreira por volta de 1944, fazendo ilustrações para a revista Wings Comics, da Fiction House.



Colan em foto de 2009



Depois de um ano de serviço militar, Colan começou a trabalhar para a Timely Comics (que hoje é a Marvel Comics) em 1946.
Syd Shores, seu editor na época - que também foi desenhista e arte-finalista de Capitão América -, está entre suas maiores influências, juntamente com Coulton Waugh e Milton Caniff.
Em 1948, no final da Era de Ouro, a Timely Comics demitiu a maior parte de seus funcionários, obrigando Colan a procurar trabalho em outras editoras e estúdios.


Kid Colt Outlaw



Nesse época, Colan trabalhou como free-lancer para as principais editoras do mercado estadunidense de quadrinhos, incluindo a Timely Comics, Atlas Comics e National Comics (que depois se transformou na DC Comics).
Na década de 1960, Colan desenhava histórias de guerra e faroeste para a DC Comics, sob a batuta do editor Robert Kanigher, e, em segredo, para Marvel Comics (inicialmente com o pseudônimo de Adam Austin).


Os Vingadores



Embora Colan tenha desenhado profissionalmente durante 60 anos, seus trabalhos mais conhecidos foram feitos para Marvel Comics nas décadas de 1960 e 1970, em títulos como Daredevil (desenhou 81 edições do Demolidor), Iron Man, Captain America (no qual criou o Falcão junto com Stan Lee), Tomb of Dracula (em que criou Blade, o Caçador de Vampiros, junto com Marv Wolfman), Doctor Strange e Howard, the Duck.


Blade, O Caçador de Vampiros



Gene Colan se desentendeu com os editores da Marvel Comics na década de 1980, e voltou a desenhar para a DC Comics, em revistas como Batman e Detective Comics, das quais foi o principal artista entre 1982 e 1986, The Spectre, Fury of Firestorm, Elvira, Silverblade, Jemm, Son of Saturn, Nightforce e Wonder Woman.
Nos últimos anos, Colan havia voltado a desenhar esporadicamente para a Marvel Comics.


Tributo a Gene Colan



A última década foi muito difícil para Colan. Problemas diversos de saúde (a Marvel Comics fez um tributo ao artista, em 2008, para arrecadar fundos), incluindo problemas de visão que atrapalhavam seu trabalho, dificuldades financeiras e problemas com sua segunda esposa, Adrienne, que sofria de problemas emocionais - ela cometeu suicídio em 21de junho de 2010.


Capitão-America e Falcão



Colan recebeu o prêmio Shazam, de melhor desenhista, em 1974; o Eagle, em 1977 e 1979, pela melhor revista de quadrinho de humor (Howard, the Duck); entrou para o Hall da Fama (Will Eisner Comic Book Hall of Fame) em 2005; ganhou o prêmio Sparky, em 2008; e um prêmio da Comic Art Professional Society, em 2009.
Sergio Codespoti
Fonte: http://www.universohq.com/quadrinhos/2011/n27062011_06.cfm

Nenhum comentário:

Postar um comentário