domingo, 20 de março de 2011

EDITORIAL – A TRILOGIA O SENHOR DOS ANEIS

O Senhor dos Aneis
Aproveitando um feriadão de carnaval, coloquei em dia varias series, filmes e quadrinhos que estavam atrasados e, principalmente, consegui um tempo para assistir, finalmente, a trilogia O Senhor dos Aneis do cineasta Peter Jackson.
É verdade, confesso que nunca havia assistido aos filmes, na verdade somente havia assistido a A Sociedade do Anel, primeira parte da trilogia.


Peter Jackson

As filmagens


Li as varias matérias na época dos lançamentos dos filmes e testemunhei como a cine-serie arregimentou muitos fãs.
Inicialmente, não posso deixar de mencionar que a trilogia é um trabalho de um fã apaixonado e que consumiu da vida de Peter Jackson vários anos, sendo que somente de filmagem foi quase um ano de meio, pois além dos oito meses iniciais, muitos atores tiveram que voltar aos sets para refilmagens de cenas.


Samwise e Frodo



Merry, Gimlin e Pippin


Ficar afastado de tudo te dá uma vantagem, quando você assiste aos filmes, você pode analisar todos com uma imparcialidade e assisti-los na ordem, dá uma sensação maravilhosa de estar assistindo a um seriado.
A parte técnica do filme é impressionante com uma caracterização cênica, com figurinos e adereços que beiram a obsessão e merecidamente ganhou um Oscar logo no primeiro filme.

Arwen e Aragorn



Gollum


Outra característica da trilogia foram os impressionantes e espetaculares efeitos visuais criação da Weta, empresa criada especificamente para fornecer a trilogia tanto a parte técnica, cênica e os efeitos especiais. Existe uma maravilhosa combinação de ação com atores que casam perfeitamente com os efeitos criados e que fazem parte da cena de forma harmoniosa e que não se sobrepõem a “cena real”, sem esquecer, é claro, o incrível Gollum que entrou para a historia do cinema. Alias, apuro técnico e efeitos especiais impressionantes são características do trabalho de Peter Jackson, como também foi visto em seu trabalho seguinte: a nova versão de King Kong.
Cada um dos três filmes conta uma historia especifica, mas que fazem parte de uma trama maior.

A Sociedade do Anel


A Socidade do Anel tem como historia a formação de uma sociedade (aliança) entre humanos, elfos, gnomos, hobbits para destruir o Um Anel que pertenceu a criatura mística Sauron e que, com isso, pode destruir a criatura. Este filme apresenta cada um dos personagens principais com seus dilemas e a certeza de uma jornada perigosa e incerta.


As Duas Torres

As Duas Torres, mostra que o mago Saruman, aliado de Sauron, pretende unir as duas torres, a dele e a de Sauron, conseguindo com isso um poder incalculável, para isso precisa destruir os humanos e recuperar o Um anel. Visando impedir os villoes a sociedade do anel se alia com humanos e varias entidades místicas, lançando a Terra-Media em guerra.

O Retorno do Rei


O Retorno do Rei conta a necessidade que o verdadeiro rei dos humanos retorne (ou se preferir assuma seu trono) e una os povos da terra-média, inclusive, as entidades místicas contra o inimigo comum e que esta em numero muito superior, numa decisiva e ultima batalha. Para mim, este terceiro é o melhor filme da trilogia e esta plenamente justificado ter recebido onze prêmios do Oscar, pois tem uma historia maravilhosa e cenas épicas monumentais.

Aragorn, Legolas e Gandalf


Legolas em ação


Os atores que participaram da trilogia entraram na verdade em uma aventura incerta e que os comprometeria com o projeto por quase um ano de filmagem, mas que, graças ao sucesso alavancou e consolidou muitas carreiras. Muitos já tinham uma carreira e jamais haviam sido astros, situação essa que mudou graças a trilogia. O maior exemplo foi Orlando Bloom (Legolas) que tornou-se famoso astro de ação em filmes de aventura como Os Piratas do Caribe e Troia. Outros atores já tinham uma carreira como Viggo Mortesen e Ian McKellan, os quais continuam atuando com mais projeção que antes.

Exercitos grandiosos





É incontestável que a trilogia deixou uma marca na historia do cinema, principalmente no que diz respeito a produção e a estética de filmes épicos, com seus figurinos e adereços e cenas espetaculares de batalhas com exercitos gigantescos. Todos os filmes épicos realizados após utilizam esta estética, exemplos: Troia, As Cronicas de Narnia, Alexandre.
Sem a menor sombra de duvidas que a trilogia O Senhor dos Aneis foi a obra da vida de Peter Jackson e entrou, merecidamente para a historia do cinema.
Que bom...

Nenhum comentário:

Postar um comentário