terça-feira, 1 de março de 2011

DUBLASOM NA WEB – O HEROI SUBMARINO

O Heroi Submarino

Este desenho foi uma produção do estúdio Filmation no ano de 1967, tendo 30 episodios, onde o herói da editora de quadrinhos DC Comics Aquaman ganhava uma versão animada.


Heroi Submarino (Aquaman) e Aqua-Moço (Aqualad)

O Heroi em ação
Na verdade a produção foi a segunda temporada do desenho As Novas Aventuras do Super-homem, que ao invés de ter desenhos do Superboy teve os desenhos do Heroi Submarino (Aquaman), Atomo (Elétron), Homem-Gavião (Gavião Negro), Relampago (Flash), Homem de Verde (Lanterna Verde), Associação de Justiceiros da America (Liga da Justiça) e A Turma Titã(Jovens Titãs).
O Heroi usando sua telepatia nos peixes



As historias do Herói são aventuras mescladas com ficção-cientifica sem nenhuma profundidade nos personagens, bem ao estilo da era de prata dos quadrinhos, servindo de vitrine para exibir ao mundo os personagens da DC Comics.



Capa do DVD da serie lançada nos EUA


A trama mostra o Heroi Submarino defendendo o reino da Atlantida contra varias ameaças, dentre elas o vilão Manta-Negra.
O Herói é auxiliado por Aqualad (na dublagem sendo chamado de Aqua-Moço), Dentuço, um leão marinho bem atrapalhado.
Waldyr Sant´anna

Celso de Vasconcellos

A dublagem foi realizada pela Herbert Richers pecando por uma adaptação equivocada e tradução literal dos nomes dos personagens da editora, considerando-se que na época não havia uma interação entre estúdio de dublagem, fãs de quadrinhos e editora nacional da DC Comics no Brasil.
Cleonir dos Santos

Luis Manuel


Apesar disto, as vozes foram muito bem escolhidas, o Heroi foi dublado por um dos maiores galãs da historia da dublagem brasileira: Celso de Vasconcellos (1a. voz do Lide Optimus no desenho Transformers e Dan em Ultraseven). Aqualad foi dublado por duas vozes: Cleonir dos Santos (Speed Racer na dublagem original e mais marcante voz de Scooby Loo) e Luis Manuel (Dorno em Os Herculoides e a 1ª. Voz de Fred em Scooby Doo), ambos mantiveram a voz jovial do personagem. O vilão Manta-Negra foi dublado por Milton Luis (O Poderoso Falção em A Corrida Espacial e Lex Luthor em O Desafio dos Super-Amigos) com um tom de voz assustador.
Otimas vozes, mas com uma tradução fraca para esta dublagem.
Milton Luis


O HEROI SUBMARINO
Versão brasileira: Herbert Richers
Apresentação: Ricardo Marianno
Locução: Waldyr Sant´anna
Heroi Submarino: Celso de Vasconcellos
Aqua-Moço: Cleonir dos Santos (maioria dos episódios)/Luis Manuel (poucos episódios)
Manta-Negra: Milton Luis

Nenhum comentário:

Postar um comentário