domingo, 20 de fevereiro de 2011

OSCAR 2011


As estatuetas do Oscar

No proximo domingo, dia 27/02, será realizada a cerimonia de entrega dos premios da Academia de Artes e Ciencia Cinematografica, por aqui conhecida como Oscar.
O premio é voltado para premiar os melhores do cinema norte-americano.
A escolha é realizada por membros da academia e cada integrante de categoria, vota em sua categoria, exemplo: especialistas em som votam em catergorias relacionadas a som, diretores votam em melhor direção.

A Rede Social



A unica excessão é melhor filme, onde todos os membros da academia votam em melhor filme.
É sempre importante ter em mente que o Oscar é um premio da industria americana de cinema, voltada, evidentemente para os produtores e cineastas americanos, tendo uma janela para produções estrangeiras.

O Discurso do Rei



Não me lembro de nenhuma produção estrangeira ganhando o premio de melhor filme.
Muitas produções estrangeiras concorreram, inclusive, em varias categorias, mas que me lembre, na principal categoria, nenhuma produção ganhou.
Um aspecto sempre lembrado são as injustiças do Oscar. Grandes cineastas como Stanley Kubrick, Charles Chaplin, Orson Wells jamais foram premiados, excetuando-se Chaplin que ganhou uma homenagem.
Produções que tornaram-se campeãs de bilheteria e que conquistaram parte da critica não conquistaram os grandes prêmios, filmes como: E.T. – O Extraterrestre, Rocky – O Lutador, Guerra nas Estrelas e recentemente Avatar.

Cisne Negro


As únicas exceções a esta regra foram: O Silencio dos Inocentes, vencendo em quatro categorias (melhor filme, direção e melhor ator principal), O Senhor dos Aneis: O Retorno do Rei e Titanic que venceram em onze categorias (dentre elas melhor filme, direção e roteiro adaptado).
Este ano os filmes indicados que foram dez, mostram um mosaico do que se tornou o cinema americano, servindo a indicação de alguns como um tipo de reconhecimento da obra.
O filme O Discurso do Rei foi indicado a 12 premiações, sendo considerado o grande favorito da noite pela grande maioria dos criticos, com indicações a melhor filme, diretor, elenco e roteiro. É um drama nos moldes que a academia sempre premia, com historia forte e elenco sensacional.

Bravura Indomita


A refilmagem de Bravura Indomita, foi a grande surpresa ao receber 10 indicações, também, tendo sido indicado as principais categorias: filme, melhor ator, atriz coadjuvante e roteiro adaptado. É um faroeste com uma historia tradicional de sede de justiça e um justiceiro implacável, tendo um elenco respeitável e diretores prestigiados pelos membros da academia. Caso, vença será a grande surpresa.
O filme A Rede Social que curiosamente, não fez sucesso no Brasil, recebeu 08 indicações, não deve ganhar, pois conta a historia de uma geração moderna, a qual não esta, ainda, integrada a academia.

O Vencedor


O Vencedor teve 06 indicações, agradando bastante a critica, tendo mais possibilidade de vencer nas categorias de melhor ator e atriz coadjuvantes, sendo os grandes favoritos de suas categorias, os quais tem vencido em varias premiações.
Os demais indicados, como O Cisne Negro recebeu 05 indicações, devendo ganhar na categoria de melhor atriz, repetindo outras premiações.

A Origem



O filme A Origem domina as indicações técnicas com 06 indicações, fazendo companhia a Alice no Pais das Maravilhas, devendo haver uma divisão de prêmios técnicos entre as duas produções.
Bom, esta é a minha opinião, podendo estar totalmente certa ou errada, mas somente no dia 27 é que vou ter a certeza ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário