quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

OS APRESENTADORES DOS ESTUDIOS DE DUBLAGEM - PARTE 2

Estudio de Dublagem

No Rio de Janeiro, também existiram apresentadores dos estúdios com vozes marcantes que permanecessem na nossa memória auditiva.
No inicio, os estúdios cariocas não tinham esta preocupação, tal qual aconteceu em São Paulo, no fato de existir o apresentador da casa da dublagem, dando ao estúdio uma característica propria.
Milton Rangel, Domicio Costa e Allan de Lima, se revezavam na apresentação dos estúdios cariocas.

Dubladores no estudio

Nos anos 70 surgiu uma voz que mostrou a necessidade dos estúdios cariocas em padronizar o apresentador das “casas” de dublagem, esta voz era do espetacular e marcante: Ricardo Marianno.
Marianno fez um excelente trabalho no estúdio Herbert Richers, servindo de parâmetro para todos os apresentadores que o seguiram.
Nos anos 80, com o crescimento de vários estúdios, novas vozes surgiram, firmando seus nomes no mercado dublagem: Edmo Luis (VTI-Rio); Leonel Abrantes (Telecine); Marcio Seixas (Herbert Richers).

Vamos relembrar algumas vozes dos estúdios cariocas:

MILTON RANGEL – Foi apresentador de vários estúdios cariocas, graças a sua possante voz e locução impecável, dentre os quais: Cinecastro, Dublasom Guanabara e muitos outros. Um dos pioneiros da dublagem no Rio de Janeiro, sendo muito conhecido por ser a voz de Jeronimo – O Heroi do Sertão na Radio Nacional. Na dublagem foi a voz de Herman (Fred Gweny) na primeira dublagem de Os Monstros, Ricky Ricardo (Desi Arnaz) em I Love Lucy e Zandor em Os Herculoides e muitos outros.

Domicio Costa

DOMICIO COSTA – Realizou a locução de vários estúdios cariocas, principalmente Cinecastro, substituindo Milton Rangel. Também foi o apresentador de Televox e Telecine até a metade dos anos 70. Um dos grandes e versáteis dubladores brasileiros: MighTor, Eustaquio em Coragem – O Cão Covarde, O Virginiano (dublagem carioca) em O Homem de Virginia, Mestre de preto nas três primeiras temporadas de Kung Fu.


Ricardo Marianno


RICARDO MARIANNO - Ele é, juntamente com Vaccari da AIC, um dos maiores apresentadores dos estúdios de dublagem brasileiros em todos os tempos. Sua voz precisa e colocação vocal perfeitos, fez historia e marcou toda uma geração de fãs e telespectadores em geral. Seu trabalho foi do inicio dos anos 70 até por volta de 1992, período em que trabalhou exclusivamente para o estúdio Herbert Richers. Marianno aposentou-se, tendo sido recentemente descoberto pelos fãs da dublagem.

Leonel Abrantes


LEONEL ABRANTES- Foi o apresentador do estúdio Telecine durante a metade final dos anos 70 e quase toda década de 80. Tem uma locução bem característica que marcou o estúdio, com uma voz bem mais leve que os apresentadores em geral. Leonel é um dublador competente com mais de três décadas de experiência. É a voz em português do Charlie (John Forsythe) a partir da 2ª. Temporada de As Panteras e na redublagem na serie, Chefe O´Brien (Colm Meaney) em Jornada Nas Estrelas – Deep Space Nine e Nead Flanders em Os Simpsons.

Marcio Seixas


MARCIO SEIXAS- Foi o substituto de Marianno na Herbert Richers, tendo iniciado a locução do estúdio na metade da década 90, deixando a apresentação por volta de 2002, sendo substituído por Gilberto Ligier. Dublador e locutor excepcional com belíssima e potente voz, Marcio é a voz de vários atores e personagens inesquecíveis: Batman em O Novo Batman e Liga da Justiça, Charlton Heston (Ben-Hur e Os Dez Mandamentos), 007/James Bond (na redublagem de quase todos os filmes até Timothy Dalton).

Mauricio Berger


MAURICIO BERGER – Uma das jovens vozes surgidas nos anos 80 e que conseguiram seu espaço na dublagem brasileira. Foi o apresentador de vários estúdios Sincrovideo e Dublamix, com uma locução bem neutra e diferente da entonação de seus vários personagens. Um dos grandes dubladores cariocas, sendo a voz de: John Stewart em a Liga da Justiça, Jerold em The Pretender e Jack (Mark Harmon) em Chicago Hope.

Edmo Luis


EDMO LUIS – Uma das vozes e locuções mais características da dublagem, sendo o substituto do primeiro apresentador Correa de Araujo, sendo o mais marcante apresentador do estúdio VTI-Rio. Edmo fez uma locução maravilhosa num estilo bem similar ao de Vaccari e Marianno, sendo substituído por volta de 1995 por varias vozes e depois por Jorge Junior, o qual passou a ser o apresentador oficial do estudio. Edmo é também ator de tv e pode ser visto na mini-serie da Rede Globo JK, na novela A Favorita e varias outras novelas.

2 comentários: