terça-feira, 5 de outubro de 2010

EDITORIAL – O DUBLASOM E O RESGATE DAS DUBLAGENS ORIGINAIS

Jornada nas Estrelas

O Dublasom é uma das sequencias mais populares do programa Cinetvnews.
Para se ter uma idéia, muitos ouvintes inclusive, chegam a gravar a sequencia.
Para os que não sabem o Dublasom foi criado com o intuito de apresentar as noticias do universo da dublagem brasileira e apresentar dublagens de filmes, series e desenhos famosos.
Não somente antigos, mas prioritariamente, as produções que estavam ausentes da televisão e que deixaram muitos fãs.
No decorrer destes quase três anos de programa, muitas foram as atrações cuja a dublagem foram apresentadas no Cinetvnews.

Terra de Gigantes

Uma das primeiras series apresentadas foi Terra de Gigantes do produtor Irwin Allen que possui uma imensa legião de fãs no Brasil. Outra serie, também do produtor Allen foi O Tunel do Tempo, ambas com dublagem da saudosa AIC de São Paulo.
Já foram apresentadas diversas series de faroeste no programa: Lancer que conta a saga da família Lancer no velho Oeste. Shane faroeste estrelado pelo saudoso David Carradine (Hugo de Aquino Junior), onde um antigo pistoleiro tenta ajudar uma família e se depara com fazendeiros inescrupulosos.
Outra serie já há muito ausente da TV foi Cavalo de Ferro, onde o inesquecível Bem Colrrum (Astrogildo Filho), ganha num jogo de cartas uma ferrovia e tem que lidar com toda a responsabilidade que a empresa possui.

Durango Kid

Não podemos deixar de mencionar Durango Kid serie estrelada por Charles Starret (dublado por Wilson Ribeiro), onde um cavaleiro todo de negro tem que corrigir as injustiças no velho oeste.

A serie policial de sucesso Cidade Nua, também foi apresentada no dublasom, e Capitão Marvel serie dos anos 70, onde um super-heroi atravessa os Estados Unidos corrigindo as injustiças. Jornadas nas Estrelas e sua saudosa e inesquecível dublagem da AIC, também foi apresentada, onde o Capitão Kirk foi dublado por Emerson Camargo, Denis Carvalho e Astrogildo Filho.
Varias dublagens de series tokusatsus foram apresentadas no Dublasom:
O Fantastico Jaspion foi uma das primeiras series apresentada com sua dublagem feita pelo tradicional estúdio paulista Alamo; outra foi Machineman, serie que fez pouco sucesso, mas que foi exibida no Brasil.
Esquadrão Relampago Flashman foi um super-sentai de sucesso cuja dublagem marcou época e deixou muita saudade no público brasileiro.

Nacional Kid

Um grande sucesso do gênero foi Nacional Kid, onde foi apresentada tanto sua dublagem original feita pela AIC de São Paulo, quanto sua redublagem dirigida pelo dublador do herói Emerson Camargo.
Muitos foram os animes apresentados:
Zillion foi um dos primeiros, cujo desenho fez um enorme sucesso no Brasil numa dublagem inesquecível. Patrulha Estelar foi outro anime apresentado com sua saudosa dublagem da Herbert Richers. Speed Racer teve apresentada a voz de sua dublagem original e sua competente redublagem feita no estúdio carioca Sincrovideo.

Galaxy Rangers

Muitos foram os desenhos de sucesso: Dinoboy, Space Ghost, Os Cavaleiros da Arabia, Brasinhas do Espaço, O Jovem Sansão, Galaxy Rangers, Franksteins Junior, Os Cavaleiros da Arabia, Shazzan da Hanna-Barbera; Coelho Ricohete, Tartaruga Toche, Lippy e Hardy e muitos outros.

007 - James Bond

Filmes também foram apresentados no Dublasom: Jornada Nas Estrelas 2 A Ira de Khan teve sua dublagem feita na Herbert Richers e com os saudosos Marcos Miranda (Kirk) e Garcia Neto (Spock) e com a participação de Sumara Louise (Tenente Saavik). Todas as vozes do agente 007 – James Bond no Brasil, foram apresentadas para a alegria dos fãs do agente.
Muito mais dublasom teremos em 2011 com varias dublagens originais que marcaram época na memória auditiva do público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário