quarta-feira, 6 de outubro de 2010

DUBLASOM NA WEB - JAMBO E RUIVÃO

Jambo e Ruivão

Este desenho de enorme sucesso foi exibido no ano de 1957 e foi reprisado, desta vez, em cores, no ano de 1959, sendo o primeiro produzido pelos estúdios Hanna-Barbera, inclusive, contando com uma tecnica de animação que barateava bastante os custos.

O primeiro desenho da Hanna-Barbera

A animação mostra as aventuras de um cachorro (Ruivão) e de um gato (Jambo), nas mais incríveis situações que podem ser de um passeio de avião, viagem numa nave espacial, exploração submarina e muito mais,sempre em ritmo dos seriados dos cinemas, com as historias dividas em capítulos,com o capitulo sendo encerrado num clímax que deixa a solução para o episódio seguinte.


A dupla , de vez em quando, contava com o auxilio do Professor Gizmo, cientista e aventureiro forçado, relutando em participar das aventuras.
O desenho foi dublado pela Gravasom e foi um dos primeiros a serem dublados pela Arte Industrial Cinematografica /AIC de São Paulo, contando com resumido, mas versátil elenco.

Roberto Barreiros


Jambo, Ruivão, o Narrador da historia, os gêmeos Matador e Mataador,todos, foram dublados Roberto Barreiros (O Babalú do desenho Pepe-Legal e a Tartaruga Touche), mostrando toda a sua elasticidade vocal.

O Professor Gizmo foi dublado por Older Cazarre.

Older Cazarre

Nos últimos episódios Ruivão foi dublado por Rogerio Marcico (a 1ª. Voz de Barney de Os Flintstones), que curiosamente se aproximou bastante da voz original da personagem.

Rogerio Marcico

A AIC fez um trabalho maravilhoso, pena de não conseguiu sobreviver ao tempo.

Este desenho foi redublado nos anos 90 por um estúdio de Miami, com um trabalho lastimável, sendo exibido pelo Canal Boomerang, quando este exibia desenhos antigos em sua programação.

O desenho foi dublado pela terceira vez, agora pelo saudoso estúdio carioca Sincrovideo, contando com vozes do primeiro time da dublagem carioca. Ruivão foi dublado pelo maravilhoso Mauro Ramos (Pumba em Timão e Pumba), Jambo foi dublado por um dos pioneiros da dublagem Luis Manuel (Freddy nos primeiros desenhos do Scooby Doo) e a narração foi realizada por Garcia Junior (He-Man e MacGyver - Profissão Perigo). Num trabalho muito bom.

Garcia Junior

É lamentável que este desenho não tenha sido exibido mais vezes na
televisão.

Mauro Ramos

JAMBO E RUIVÃO
Versão brasileira: Gravasom; Artes Industrial Cinematografica - AIC de São Paulo
Narrador: Roberto Barreiros
Jambo: Roberto Barreiros
Ruivão: Roberto Barreiros (1ª. Voz)/Rogerio Marcico (2ª. Voz)
Os Gemeos Matador e Mataador: Roberto Barreiros
Professor Gizmo: Older Cazarré


Luis Manuel

Versão brasileira: Sincrovideo - Rio de Janeiro
Narrador: Garcia Junior
Jambo: Luis Manuel
Ruivão: Mauro Ramos

Um comentário: