sexta-feira, 17 de setembro de 2010

MORRE DAVID DORTORT CRIADOR DE BONANZA

Morreu em Los Angeles no domingo (5) o criador do seriado “Bonanza” David Dortort, aos 93 anos. A série que se passava no velho oeste americano, mas sem envolver tiroteios ou pistoleiros, foi uma das mais populares da história da TV americana.

Segundo o jornal “New York Times”, Dortort alegava que queria fazer uma série sobre a imigração para o Oeste americano, no século XIX, após a descoberta de ouro e prata na região.

David Dortort em foto recente

“O pistoleiro teve um papel pequeno e inconsequente na história do Oeste”, explicou o escritor e roteirista em 2002 em uma entrevista para os arquivos da televisão americana. “A verdadeira história é sobre famílias, pioneiros.”

Bonanza 13a. temporada

De acordo com o “New York Times”, “Bonanza", a primeira série de faroeste inteiramente produzida em cores, apareceu pela primeira vez na televisão americana em 1959 e ficou no ar por 14 temporadas, sendo que, de 1964 a 1967, foi o programa mais assistido na TV dos EUA. É o segundo programa em longevidade, superado apenas por "Gunsmoke", que durou 20 temporadas.

Fonte: G1 - RJ

Um comentário: