quinta-feira, 16 de setembro de 2010

CRITICA - SAGA CREPUSCULO ECLIPSE

Eclipse
Olá aqui estou eu! E então, chegou a hora de presenciar mais um capítulo da saga que parece dominar o mundo. Dessa vez, a direção de Eclipse ficou por conta de David Slade. Esse filme tem os mesmos defeitos dos outros filmes da saga: em alguns momentos muito reclusos ao seu próprio mundo, com atuações não muito convincentes e o mais irritante: uma seqüência de diálogos alternados entre Bella e Edward e Bella e Jacob sempre discutindo os mesmos assuntos. Edward continua falando das conseqüências das escolhas de Bella, e Jacob continua falando que é uma opção melhor para Bella do que Edward. São os mesmos diálogos de Lua Nova, e são repetidos exaustivamente em Eclipse. Esses fatores irritam quem espera algo mais da série, mas também são fatores importantíssimos para o sucesso junto aos fãs.

Edward e Bella


Os Volturi

As atuações crescem gradativamente a cada filme. Ainda que se possa afirmar, por exemplo, que Robert Pattinson e Kristen Stewart não atuem corretamente, é inegável que suas faltas de expressividade condizem em absoluto com sua personagem. Taylor Lautner, por sua vez, salva o triângulo, ele encontrou na saga “Crepúsculo” uma boa personagem. E pra quem duvida, ele fica sem camisa durante boa parte do filme pra comprovar. Não que sua atuação seja brilhante, mas ele possui a personagem menos enfadonha dos três, o que não quer dizer muita coisa.

Os Lobisomens

Na trama, Bella é uma jovem adolescente determinada a abandonar a humanidade em favor de uma paixão. Mas enquanto permanece humana não deixa de sentir a força da natureza. Quer porque quer, às vésperas de sua transformação em sugadora de sangue, sentir o amor do vampiro Edward, que se mantém fiel aos seus princípios e à idéia de que esse sentimento continue puro até se casarem. Enquanto isso a sobrevivente vilã Victória “arma” um exército de recém-criados com dentes caninos afiados para lutarem contra a família de vampiros já conhecida ao longo da saga, mas o que ela não esperava é com quem eles fazem um pacto para se defenderem:............os lobisomens!

A Familia Cullen

Embora a direção de Slade tenha se comprometido com os vários defeitos da série, também traz muitas virtudes. Outros vampiros foram mais utilizados, principalmente Jasper, que possui um flashback muito legal, assim como Rosalie. A vilã Victoria também está de volta, agora na pele de Bryce Dallas Howard. Infelizmente a atriz e a personagem foram tragicamente pouco utilizadas. Dakota Fanning é quem rouba a cena como líder do Volturi, apesar dos poucos minutos oferecidos à ela. O humor está bastante presente no filme, principalmente com Charlie (pai de Bella) e sua óbvia preferência por Jacob, como também na constante provocação entre Jacob e Edward, onde a rivalidade encontra no humor uma forma de mostrar ao público que os personagens não devem ser levados tão a sério.


Jacob e Bella

As cenas de ação foram disparadas as melhores da saga, embora de novo estejam reservadas para poucos minutos do fim, com a união de lobos e vampiros. Os efeitos especiais continuam medianos, mas não prejudicam Eclipse, ao contrário do que aconteceu em Lua Nova.

O triangulo amoroso

Eclipse é uma evolução indiscutível na série, embora ainda seja empolgante apenas aos fãs da saga. Agora, ganancia quem vai levar a divisão do quarto e último livro da série em dois filmes - à parte, nem mesmo a melhoria nas (poucas) cenas de ação consegue tirar a história do zero a zero. Passados três anos, a saga continua sendo uma grande furada. Literalmente refletido no gasto de dinheiro do ingresso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário