terça-feira, 31 de agosto de 2010

FALECIMENTO DE ARY FERNANDES

Ary Fernandes

O criador das séries “O Vigilante Rodoviário” e “Águias de Fogo” faleceu esta manhã, em São Paulo, aos 79 anos.
Em 2001, Ary sofreu um derrame que deixou algumas sequelas, entre elas, problemas de fala, dificuldades para caminhar e de memória, que o afastaram do trabalho.
A partir de 2005, sua saúde começou a declinar, culminando em uma internação hospitalar no último sábado à noite. Sentindo fortes dores no estômago, Ary sofreu quatro paradas cardíacas antes de falecer na manhã desse domingo. O velório será realizado a partir das 19h no Cemitério Municipal Chora Menino, em Santana, zona norte da capital paulista. O enterro será realizado na segunda, dia 30 de agosto, às 11h.
Ary Fernandes nasceu no dia 31 de março de 1931, iniciando sua carreira por volta do ano de 1949, na Rádio América, onde atuou como locutor e ator. Passou pelo teatro e pela televisão, estreando no cinema em 1952, como assistente de direção do filme “O Canto do Mar”, de Albert Cavalcante, produzido pelos estúdios Maristela. Ao longo da década, passou a atuar como gerente de produção e diretor de filmes e documentários.
Em 1958, criou a série “O Vigilante Rodoviário”, em parceria com Alfredo Palácios, já falecido. A série conseguiria ser produzida de forma independente, com o apoio da empresa Nestlé, tornando-se a primeira a ser filmada em película no Brasil. Exibida originalmente pela TV Tupi entre 1961 e 1962, a produção voltou à grade da TV brasileira em 2009, com sua estreia pelo Canal Brasil. No mesmo ano, os episódios da série foram lançados em DVD.
Em 1978, Fernandes tentou resgatar o personagem do Vigilante Carlos, com a produção do piloto de uma nova série, que não chegou a vingar. Um novo projeto surgiu em 1999, mas a nova versão não chegou a ser produzida. Em 2008, Carlos Miranda, intérprete do Vigilante, lançou um livro contando a história dos bastidores de produção da série.
Em 1967, Ary produziria sua segunda série, “Águias de Fogo”, que, embora não tenha conquistado o mesmo sucesso que a primeira, tornou-se um dos clássicos da televisão nacional. A produção também contou com a presença de Ary no elenco. Atualmente, a série está em exibição pelo Canal Brasil, com a expectativa de também ser lançada em DVD.


Ao longo dos anos 60 até a década de 90, Ary continuou com sua carreira de ator, dublador e diretor, mantendo a produtora Procitel -- Produções Cine Televisão Ltda., fundada em 1962. Entre seus trabalhos de dublagem estão “A Vida Moderna de Rocco”, a redublagem de “As Aventuras de Rin Tin Tin”, além de vários documentários. Ao todo, Ary esteve envolvido com a produção de 124 filmes.
Em 2006, foi lançada sua biografia, “Ary Fernandes, Sua Fascinante História”, escrita por Antônio Leão da Silva Neto, e lançada pela Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.
Em 1958, Ary casou-se com Ignez Peixoto Fernandes com quem teve dois filhos, Fernando e Vânia.

Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/temporadas/page/2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário