domingo, 29 de agosto de 2010

EDITORIAL – OS MERCENARIOS E OS FILMES POLEMICOS

Os Mercenarios

Confesso que, na condição de cinéfilo, já ouvi falar de vários filmes que causaram polemica quando de seu lançamento.
Lotita de Stanley Kubrick na época de seu lançamento causou muita polemica quando do amor doentio de um homem por uma adolescente. Alías, Kubrick sempre esteve de mãos dadas com a polemica em sua carreira...Laranja Mecanica foi cercado de polemicas, De Olhos Bem Fechados, também.
Outra grande polemica foi o filme O Ultimo Tango em Paris, com os diálogos e cenas de sexo entre Marlon Brando e Maria Schneider.
Um filme cercado de muita polemcia foi Je vous salue Marie, filme que faz alusão a mãe de Jesus Cristo, inclusive, com cenas de nudez envolvendo a personagem.
Filmes religiosos, também, estão cercados de muita polemica: A Ultima Tentação de Cristo de Martin Scorcese e A Paixão de Cristo de Mel Gibson, ambos os filmes falam de Jesus Cristo. No primeiro Cristo é salvo do sacrifício, casando-se com Maria Madalena, mostrando até um relacionamento sexual entre os dois. No segundo temos as ultimas vinte e quatro horas de Cristo na Terra, mostrando sua morte de forma brutal por romanos e judeus violentíssimos.

A equipe de peso

Turistas foi outro filme que gerou muita polemica, aqui no Brasil, pois temos turistas norte-americanos que vem passar suas férias por aqui e são atacados por traficantes de órgãos.
Atualmente, temos o filme Os Mercenarios que esta sendo exibido cercado em muita polemica.
A fita filmada em parte no Brasil conta com um elenco repleto de astros dos filmes de ação, mostra um grupo de mercenários contratados para derrubar um ditador de um pais da América do Sul.
Sylvester Stallone que acumula a função de diretor e astro do filme, durante a Comic-Con fez uma serie de piadas durante o painel de exibição do filme. As duas piadas que mais desagradaram foram a que falava que a policia brasileira, adotava uma caveira como símbolo e outra que falava sobre vários macacos no set de filmagem.

Sylvester Stallone e Gisele Etie

Além disso o astro falou que não havia problema em destruir as coisas no Brasil que o público gostava.
Claro que muitas desta frase foram ditas em tom de piada e num evento para um público jovem, mas o estrago foi feito.
Tamanha foi a repercussão negativa que o ator foi a público e pediu desculpas, inclusive por ocasião das coletivas de imprensa para o lançamento do filme que continha repórteres brasileiros, ele fez questão de pedir, novamente, desculpas pelos acontecimentos.
Essa polemica toda fez bem e ao mesmo tempo mal para o lançamento do filme.

Stallone e Dolph Lundgren

O bem aconteceu do fato do filme ter feito uma ótima estréia nos Estados Unidos, sendo considerado um sucesso, principalmente pelo fato de conter muitos astros dos filmes de ação.
O mal esta no fato de no Brasil ter feito uma bilheteria decepcionante, sendo cercado de criticas não pelo filme, mas pelas declarações.
De fato, o cinema esta cercado de muita polemica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário