terça-feira, 6 de julho de 2010

AS MINI-SERIES BRASILEIRAS

Dalva e Herivelto - Uma canção de Amor

Anos Dourados

O Tempo e o Vento

Memorial de Maria Moura

A TV brasileira sempre teve entre suas atrações a produção de series e mini-series nacionais.
O formato da mini-series sempre é muito bem-vindo, permitindo aos roteiristas criarem historias fechadas sem a preocupação com baixa audiência ou problemas de desenvolvimento de tramas.
Muitas foram as mini-series marcantes e inesquecíveis.
A primeira mini-serie que marcou foi Os Bandidos da Falange, primeira produção a falar sobre crime organizado no Brasil e que contou com elenco de peso: Stenio Garcia, Betty Faria, Nuno Leal Maia, Jose Mayer e muitos outros grandes nomes.
O Portador foi uma mini-serie estrelada por Jaime Peryard extremamente inovadora, abordando nos anos 80 uma nova doença, na época pouco conhecida: Aids.
Lampião e Maria bonita foi outro grande sucesso, estrelada por Nelson Xavier e Tania Alves, contando os últimos quatro meses de vida do maior cangaceiro do sertão nordestino. Tamanho foi o sucesso que os atores repetiram as personagens em filme dos Trapalhões no cinema.
A premiadíssima Memorial de Maria Moura estrelada por grande elenco, tendo a frente a sempre competente Gloria Pires, mostrando uma mulher que no século 17 lutou contra a opressão dos grandes senhores de terra. Imagens belíssimas, estética de filme, roteiro bem amarrado e elenco marcante, marcaram esta produção que, felizmente, foi lançada em DVD.
O tempo e o vento foi uma mini-serie marcante, recontando a colonização da região sul brasileira, mostrando a saga de uma família Terra-Cambara, num trabalho majestoso de Paulo Jose, com um elenco de atores de primeira linha: Lilian Lemertez, Jose Lewgoy, Armando Bogus, Tarcisio Meira, Gloria Pires. Trilha sonora de Tom Jobim.
Grande Sertões Vereda mostrava a historia de dois cangaceiros no nordeste brasileiro que nutrem uma paixão entre s. Mais um grande trabalho de Tony ramos (Riobaldo) Bruna Lombardi (Reinaldo/Diadorim).
Hoje o Programa Cinetvnews vai apresentar a trilha sonora de algumas mini-series:
Anos Dourados e Anos Rebeldes, ambas de Gilberto Braga e estreladas por Malu Mader, contando as desventuras de jovens nos anos 50 e nos difíceis anos 60 e 70 em plena ditadura militar.
Os Maias, baseada na obra de Eça de Queiroz, mostrava o relacionamento proibido entre duas pessoas e a burguesia de Lisboa.
Aquarela do Brasil mostrava um triangulo amoroso entre um boêmio, uma cantora e um militar, passado durante a segunda guerra mundial, tendo no elenco Edson Celulari, Maria Fernanda Candido e Thiago Lacerda.
Agosto, baseada na obra de Rubem Fonseca, mostra os últimos dias do Presidente Getulio Vargas antes de cometer suicídio. Com um elenco bem escalado que conseguiram apresentar interpretações sensacionais: Tony Tornado (insuperável), Jose Mayer, Vera Ficher e Paulo Gracindo.
Dalva e Herivelto – Uma canção de amor foi uma mini-serie que mostrou a vida de dois dos grandes artistas da musica popular brasileira, num trabalho memorável de reconstituição de época.
Hoje apresentaremos as trilhas sonoras das mini-series. Espero que você goste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário