domingo, 30 de maio de 2010

O FIM DE LOST



Esta semana chegou ao fim uma das grandes series da década: Lost
A serie partia de uma premissa bem básica, sobreviventes de um acidente aéreo caem numa ilha remota, onde acontecem misteriosos e inexplicáveis fenômenos, ou seja, seria uma mistura de A Ilha dos Birutas com Além da Imaginação.
Lógico que ninguém acreditou que a serie poderia fazer sucesso e para tornar a situação ainda pior, somente o piloto custou a bagatela de 10 milhoes de dólares, cujo o executivo que havia autorizado tal ousadia, foi demitido.
A serie uma criação de J. J. Abrams (Alias – Codinome Perigo/Missão Impossivel III) e Damon Lindenlof, tinha como foco o mistério e o suspense que foi acentuado, graças ao misterioso e charmoso recurso dos flashbacks, onde descobrimos as personalidades dos sobreviventes.
Outro ponto positivo, foi a presença de misteriosos ocupantes na ilha, chegando ao ponto de se infiltrarem no grupo.
Durante a segunda, terceira e quarta temporada, foi abordada a personalidade dos sobreviventes, sendo apresentados aos moradores da ilha, passando por vários outros sobreviventes que sendo apresentados ao público, dentre eles o brasileiro Rodrigo Santoro, aparecendo na trama apenas por um curto arco de historias.
Na quarta temporada somos apresentados ao fato que os moradores da ilha fazem parte de um projeto, sendo comandados na ilha por uma figura misteriosa.
Os acontecimentos desta quarta temporada se estenderam até o último episódio da serie.
Logicamente, houve uma gigantesca divulgação na mídia, onde muito se falou, quer na forma de elogios ou mesmo na forma de duras criticas.
Lost foi um marco na historia da series em todo o mundo, algo comparado a serie Arquivo X nos anos 90.
Lost se encerra como uma mudança em se assistir televisão. Antes o público passivamente, sentava em frente a TV no horário da exibição e acompanhava o que acontecia com as personagens.
Hoje, graças ao sucesso de Lost, você pode assistir a serie via computador, no site do canal, via downloads ou mesmo via DVDs.
Além disso, você precisa ir ao site oficial da serie e acompanhar mini-series sobre o programa, inclusive com pistas sobre os fatos existentes na serie e temporadas.
Foi uma grande mudança.
Lógico, que eu também vou falar sobre o último episódio, chamado de The End (O Fim) e exibido na TV a cabo brasileira quarenta e oito horas após sua exibição na TV americana.
Não pretende falar detalhadamente sobre os acontecimentos envolvendo a ilha, os sobreviventes, candidatos, Jacob, monstros de fumaça, realidades paralelas ou coisa parecida, para não estragar a expectativa de quem irá assisti-lo via DVD ou TV aberta.
Vou falar que desde a temporada passada (no caso a quinta) tenho ficado profundamente decepcionado com a trama de Lost, justamente pela falta de explicações.
Nada do que vinha sendo mostrado, foi efetivamente explicado. Isso foi algo que me decepcionou.
Para se ter uma idéias, fatos e posturas dos personagens, para a anular fatos e posturas mostradas nas temporadas anteriores.
Acredito que tudo tenha sido pela indefinição dos roteiristas, pois uma serie tida como de mistério e aventura, transformou-se numa ficção cientifica.
A sexta temporada e já anunciada como última e por isso livre de qualquer pressão de audiência e possível cancelamento, tinha tudo para ser memorável, tinha, mas não foi.
Novamente, os problemas das temporadas passadas se repetiram nessa, falta de explicação dos mistérios antigos e surgimento de mistérios novos.
Essa situação me irritou e confesso que comecei a assistir os episódios com uma dose muito grande de ceticismo.
Infelizmente, a serie termina da maneira como estas duas ultimas temporadas se desenrolaram.
É uma pena que a serie repetiu a síndrome de Arquivo X e não repetiu a façanha de Stargate SG-1, com um movimentado e bem escrito último episódio.
É uma pena....

Nenhum comentário:

Postar um comentário