segunda-feira, 8 de março de 2010

SMALLVILLE – O QUE ESTA ACONTECENDO NO SBT?

1° Ano de Smallville

5° ano de Smallville

Smallville já é exibido com sucesso no Brasil, durante suas nove temporadas.
Inicialmente somente na TV paga, mas no final da exibição de sua segunda temporada, começou a ser exibida pela TV aberta no Brasil, no caso pelo SBT.
Analisando a historia das exibições da serie no SBT, entendemos como as series são tratadas pelo canal.
Inicialmente começou nos domingos pela manhã, por volta das 11 horas. Esta exibição foi suspensa durante a desastrosa tentativa da rede em transmitir o campeonato paulista, durante 01 mês.
Fim do desastre, a serie retomou sua exibição, indo quase direto para a segunda temporada.
A terceira e quarta temporadas, foram exibidas no domingo por volta das 13 horas, sofrendo vários cortes, em sua abertura e varias cenas fortes para o horário, inadequado por sinal.
Depois a serie passou a ter exibida sua primeira durante um mês aos sábados a tarder, durante um mês.
Após isso, a serie passou a ocupar o horário das 20 horas de segunda a sexta, sendo exibida até a quarta temporada.
Da quinta até a sétima temporada a serie passou a ser exibida as 12 horas de domingo.
Após isso a serie passou a ocupar as madrugadas do SBT.
Apartir de outubro do ano passado, com o inicio do horário de verão o SBT, pelo menos para Belem, passou a exibir a serie de sua primeira temporada até a quinta temporada, que é o que vem sendo exibido.
Curiosamente, desde o dia 18/02 o SBT decidiu volta a exibir a serie desde sua primeira temporada com resultados fracos junto a audiência, ou seja, para o resto do Brasil esta sendo exibida a primeira temporada e para Belém é exibida a quinta.
Existem muitas perguntas sem resposta para o público, principalmente o paraense: o que esta acontecendo com o SBT? Por que em Belém continua sendo exibida a quinta temporada?
Novamente, contatamos tanto o SBT em São Paulo quanto o SBT em Belém e ambos se recusam a responder os motivos desta situação.
Se formos, analisar o retrospecto da serie na rede de TV, percebemos que ela sempre foi tratada como uma possível tabua de salvação, pois tem ingredientes que atraiam vários tipos de publico: os jovens pelas cenas de ação e espetaculares efeitos especiais.
Os adultos que curtem a figura de ação do Superman que tem apelo de ícone da cultura e os fãs de historias em quadrinhos.
É uma pena que uma serie de sucesso que deveria merecer um respeito e um tratamento pelo menos digno do SBT, corra risco de ser tirada da programação por um erro de programador, o qual deveria buscar um produto compatível com a linha de programas exibidos no horário, leia-se Harpers Island e Sobrenatural.
Novamente, quem vai sair no prejuízo é o grande público, cansado da falta de opção da TV aberta brasileira e que tem se cansado com erros e desrespeitos seguidos das redes brasileiras.
É uma pena, deveria haver mais respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário