domingo, 21 de fevereiro de 2010

EDITORIAL – MUDAMOS NOSSA MANEIRA DE VER TV?


Pessoas assistindo tv atualmente


Pessoas assistindo tv nos anos 50

Recentemente, tenho lido em alguns sites na internet, especializados em séries de tv, que nós fãs mudamos o nosso jeito de ver as séries. Alguns, inclusive, chegam a afirmar que isso é culpa da modernidade, leia-se, downloads e dvds. Será?
Lembro que até uns dez anos atrás, somente poderíamos ver nossas séries preferidas nas tvs abertas. Quando as tvs estavam dispostas a abrir espaço em sua grade programação, repleta de novelas e programas de auditório para brindar a audiência brasileira com series novas, geralmente de grande sucesso nos E.U.A.
Acredito, se não me falha a memória que tal situação começou a mudar com chegada efetiva das tvs por assinatura, pois a grade da maioria dos canais era repleta de séries de tv.
Atualmente, os fãs tem várias formas de acompanhar seus seriados preferidos: tvs por assinatura; dvds com temporadas completas e os downloads da internet.
Logo, verifica-se que houve, de fato, uma imensa mudança, pois o que era uma única forma, tornou-se três.
Hoje os fãs tem muito mais maneiras de acompanhar com regularidade o desenrolar dos episódios, com muito mais, inclusive, qualidade de áudio e imagem.
Hoje, também, os fãs podem se fazer as chamadas “maratonas”de episódios, ou seja, assistir num dia vários episódios em seqüência sem a preocupação do comercial ou daquela visita inoportuna que sempre chega no momento mais importante do episódio.
Acredito que pela facilidade tecnológica, de fato, houve uma certa mudança, para melhor, em minha opinião.
O fã esta muito mais livre para assistir seus episódios da forma que melhor lhe convier.
Pergunta-se se esta, também, não seria a finalidade da tv, permitir o telespectador assistir seus seriados com a melhor das comodidades?
Ora, para se ter uma idéia da facilidade de hoje, existem diversos tipos de fãs: Os que somente assistem seus seriados pela exibição das tvs, quer aberta ou fechada; Os que assistem os seriados via downloads de internet, praticamente, junto ao público do pais onde ele esta sendo exibido originalmente; e Os que assistem os seriados via dvds lançados no mercado.
Todas estas formas têm seus prós e contras e não me aterei ao que certo, errado e ilegal, pois não é esta finalidade do presente editorial.
O que pretendo discutir aqui é que em ambos temos, uma palavra, a qual acredito chegou para ficar: COMODIDADE.
É um fato que o fã moderno quer assistir sua série dentro de seu tempo livre, quer seja ele no horário que for.
O telespectador moderno tem uma visão diferente do telespectador de cinco anos atrás, pois ele busca qualidade, comodidade e mobilidade de seus episódios.
Li há alguns anos que a tv do futuro, permitirá ao telespectador escolher o horário, o dia e qual episódio deseja assistir para que não tenha que perde-lo.
Esta tv do futuro não está tão distante.
Hoje temos TIVOs, tvs com timmers ou time-machines como são conhecidas tais tvs dotadas de tal aparelhos e gravadoras de dvds com preços extremamente competios.
Acredito que fruto destas tecnologias, que não estão tão distantes e em breve se tornarão uma agradável realidade, o fã tornou-se exigente e com isso mudou, sim, para melhor sua maneira de assistir.
Essa mudança, na minha opinião, é para melhor, pois permite atingir um público cada vez maior, que é justamente o que vemos estar acontecendo hoje em dia, com um aumento de fãs e a disseminação das séries em diversos outros meios de comunicação de massa, principalmente internet e revistas.
Hoje é muito mais fácil você assistir a um episódio. Que bom para nós, não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário