segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

EDITORIAL – AS SERIES NO HORARIO NOBRE DAS TVS ABERTAS.


Gossip Girl - A Garota do Blog


CSI - Investigação Criminal

Desde o surgimento nos anos cinqüenta do século passado, as series de TV sempre foram exibidas no Brasil.
Tamanho foi o sucesso por aqui, que as TVs brasileiras se aventuraram na produção deste tio de programa.
Me lembro que as TVs nos anos setenta, oitenta e noventa, exibiam em seu horário nobre varias series de muito sucesso.
Curiosamente, tudo mudou no final dos ano 90 e inicio dos anos 2000.
As TVs abertas passaram a dedicar seu horário nobre a programas de auditório, games, filmes, humorísticos.
O único canal que tentou em diversas ocasiões manter as series no horário nobre foi o SBT.
Nestas tentativas, o SBT, também deu suas escorregadas... Que o diga a exibição cheia de cortes nas manhãs de domingo de Smallville – As aventuras do Super boy.
Os demais canais passaram a utilizar as series como “tapa buraco” em suas programações.
O maior símbolo disso, foi a serie Arquivo X. Ela começou a ser exibida nas noites de domingo, depois foi para sexta-feira, depois quinta, terça e finalmente aos sábados, onde foi exibido seu último episódio.
Poucos, talvez não saibam, mas a maior rede de televisão do Brasil, exibe series em sua programação num horários bem interessante: por volta de quatro da manhã. Somente exibiu um pouco mais cedo, por volta de uma e meia da manhã uma serie do porte de um Lost e 24 Horas.
Recentemente, o SBT passou a exibir varias series em seu horário nobre: Harpers Island – O Misterio da Ilha e, retornou com a exibição das quatro temporadas de Sobrenatural.
Os números junto ao ibope responderam e o SBT, manteve o horário, agora com um drama jovem: A Garota do Blog.
A Rede Record, percebendo o crescimento da audiência do SBT, também entrou na briga, retardando a exibição do reality show A Fazenda e da novela A Feia Mais Bela, com a exibição da serie de grande sucesso CSI – Investigação Criminal.
No dia 25 de janeiro, tivemos uma disputa acirrada entre SBT e Record, pois a primeira lançou A Garota do Blog e na sequencia, exibiu o primeiro episódio da quinta e atual temporada de Sobrenatural, numa pré-estréia da temporada.
Fato inédito na historia da exibição no Brasil das series de TV.
CSI é uma das grandes series da década, tendo uma imensa legião de fãs no Brasil, sendo, inclusive, uma das series mais assistidas da TV fechada.
A Garota do Blog tem seus méritos, por ser uma serie voltada para os jovens, cheia de dramas, conflitos, desencontros, com seus jovens e ricos protagonistas vivendo na ilha de Manhattan em Nova York. Faz muito sucesso entre os jovens e pode agradar aos fãs de novela, por ter uma temática parecida.
Eu, na condição de fã de series de TV, torço que esta guerra dure por um bom tempo, pois quem ganha com isso é um público que quer e tem o direito de assistir as series num horário adequado, sem ter que ligar o despertador e se preocupar em acordar cedo para ir trabalhar, estudar ou por força de um compromisso.
Que venham novas series.

Nenhum comentário:

Postar um comentário