quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

EDITORIAL – AS REVISTAS DE CINENA DO BRASIL


Revista Preview


Revista SET


Revista Movie

O Brasil sempre teve uma tradição em revistas que falassem sobre o mundo do cinema.
Durante muitos anos uma das mais importantes publicações foi O Cruzeiro, depois tivemos uma das grandes publicações sobre o tema: Cinemim.
A Cinemim foi criada nos anos 50 e durou até o fina dos anos 80 do século passado.
Eu mesmo cheguei a adquirir alguns exemplares da revista Cinemim e diversas de suas publicações especiais.
Além disso, com a chegada do mercado de vídeo, surgiram no mercado diversas outras publicações: Videonews, Cinenews, e a Revista SET que até hoje continua no mercado.
Atualmente, o Brasil possui quatro grandes publicações sobre cinema:
A Revista SET é a mais antiga de todas, já passando por diversas editoras e por diversos editores, com correspondentes falando dos locais das filmagens e alguns chegando a residir em Hollywood, sendo destaque nas ultimas edições a participação da saudosa Dulce Damasceno de Brito, correspondente brasileira em Hollywood dos anos 40 até inicio dos 70.
Atualmente, após uma nova mudança editorial, perdeu a maioria de seu quadro de redatores,tendo sido recontratado seu editor, que já escreve para a publicação há mais de quinze anos.
Curiosamente a publicação tem se tornado trimestral, o que vem acarretando diversos rumores de seu final.
Esta sua mais recente edição tem se mostrado a mais diferente de todas. Com redatores que falam desde de bastidores, tecnologia e curiosidades, inclusive sobre o mercado de cinema nacional.
SCI-FI NEWS é uma das mais antigas publicações em atividade no mercado.
Ela possui uma linha editorial voltada para a cultura pop em geral, falando sobre cinema e series de TV.
Atualmente, sofreu uma alteração em seu formato, aumentando seu tamanho e permitindo, também um aumento no seu texto.
Tem se caracterizado por buscar atingir um público bem jovem falando sobre os sucessos do momento, tendo inclusive correspondentes sediados em Hollywood para trazer as novidades dos EUA.
A Preview é uma publicação bem jovem de pouco mais de seis meses de vida e contando com a maioria da equipe de editores/redatores da Revista SET que criaram esta publicação.
Retoma a linha editorial que a SET sempre teve, com matérias falando sobre os lançamentos cinematográficos do período, entrevistas com astros do cinema e matérias especiais.
Um dos diferencias da revista é contar com pessoas relacionadas com os vários meios de entretenimento, dentre eles o lendário Alvaro de Moya, um dos maiores especialistas de quadrinhos do pais e cinéfilo de carteirinha, inclusive conhecendo muitas pessoas que fizeram e fazem o cinema nacional.
Outro ponto que destaco é ter um maior espaço para falar sobre as series de TV, o que o antiga SET não tinha e falava de forma bicesta.
Movie é outra jovem publicação que fala sobre cinema e, principalmente fala sobre entretenimento e tecnologia.
Essa publicação lembra muito o que revista Herói tentou fazer mais não conseguiu, sendo cancelada antes de se consolidar no mercado: falar sobre todos os assuntos que os fãs do entretenimento gostam.
Curiosamente seu editor e criador, foi um dos editores e criadores da revista Heroi, um grande sucesso, diga-se de passagem, do mercado editorial brasileiro das últimas décadas.
O diferencial da publicação e justamente seu grande atrativo, é que seus textos podem ser escritos por qualquer pessoal.
Muitos de seus redatores vem de varias áreas, não necessariamente do campo do entretenimento.
Existem varias matérias falando sobre um assunto que as outras publicações somente abordam com superficialidade: tecnologia.
Na minha visão, todas estas publicações tem seu méritos e seus defeitos, mas principalmente, devem ser lidas por todos os fãs de cultura pop e principlamente pelos cinéfilos, por mostrarem muitos angulos de uma paixão para todos nós que é a sétima arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário