sábado, 12 de dezembro de 2009

ARQUIVO X EU QUERO ACREDITAR NUM BOM FILME


Arquivo X - Eu Quero Acreditar


Mulder e Scully investigando


Fox Mulder e Dana Scully


David Duchovny, Gillian Anderson e Chris Carter

A série Arquivo X foi um grande sucesso na televisão de todo o mundo.
Arregimentou milhões de fãs, organizados num movimento sem precedentes na história da televisão, numa época na qual sua majestade internet, não tinha o poder que tem hoje.
Arquivo X gerou, também, um filme que foi exibido nos cinemas do mundo inteiro, isso quando a série, ainda, estava sendo produzida.
Com o término da série, já era esperado pela produção de um filme ou para o cinema ou para tv. Ele demorou para ser realizado por diversas questões judiciais envolvendo Chris Carter, criador e produtor do programa e o estúdio Fox, mas graças a um acordo entre as partes, foi produzido.
Finalmente, após duas semanas, precisamente no dia 08 de agosto, o filme estreou numa única sala da rede exibidora e eu, logicamente, fui conferir mais este filme derivado de uma série de tv e esta é a minha sincera impressão sobre o filme.
As tramas de Arquivo X sempre giraram em torno de conspirações do governo para esconder fatos, dentre eles: a presença de extraterrestres; monstros ou assassinos da semana em busca de vitimas; os agentes buscando respostas para acontecimentos de seu passado; e finalmente tramas que envolviam paradoxos temporais.
O filme tem uma difícil missão, resgatar os antigos fãs do programa e trazer novos fãs para o filme, missão esta que a fita não consegue cumprir.
Quase todos os ingredientes que fizeram da série um estrondoso sucesso, estão presentes no filme, menos um: BOM ROTEIRO.
No filme temos uma série de desaparecimentos de mulheres no interior dos Estados Unidos, inclusive, ocorridos de forma inexplicável. O FBI não consegue desvendar o caso e nem tão pouco capturar o responsável.
Os agentes federais a frente da investigação, descobrem que o caso lembra o antigo e fechado Arquivo X, setor da agencia de fatos inexplicáveis, e solicitam o auxilio do ex-agente Fox Mulder. Mulder aceita auxiliar a investigação, desde que sua ex-parceira o acompanhe.
Temos, para alegria dos fãs, um Mulder irônico e marcado por seu passado problemático; uma Scully mais cética que nunca e, felizmente, pondo sua fé a prova numa trama paralela muito interessante.
Eu assisti as nove temporadas do programa e assisti ao filme anterior, mas infelizmente, a ausência em produzir um episódio semanal durante seis anos não fez bem para Chris Carter e sua equipe.
Um filme que prometia muito, não cumpre seu principal objetivo que é entreter uma platéia e nem agradar novos espectadores que nunca viram um episódio da famosa série.
Temos cenas de impressionante impacto visual e poucas cenas de ação numa trama que envolve assassinatos, um pouco de conspiração e questionamento de fé, contudo sem chamar a atenção de ninguém, nem de quem é fã do programa e menos de quem não o conhece.
O filme tem um ritmo muito lento, lembrando os piores episódios da nona temporada, que para mim é a mais fraca de todas.
Onde deveria haver uma renovação, há uma manutenção do que de pior havia na série.
Carter preocupou-se em realizar um filme com uma trama fechada, porém sem acrescentar nada de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário