segunda-feira, 16 de novembro de 2009

OS FILMES DOS ANOS 80


Indiana Jones e o Templo da Perdição



Maquina Mortifera 2



Rambo II - A Missão


Uma das grandes vantagens do Cinetvnews é a possibilidade de sempre termos uma pauta diferencia.
Cada semana o Cinetvnews procura abordar temas bem diversificados entre si.
Muitas são as possibilidades e muitas, foram e serão, abordadas por nós nos vários programas apresentados.
Temas de series de tv, canções de filmes, temas de desenhos, temas de tokusatsus e animes, filmes nacionais. Enfim, muita coisa foi e será abordada.
Hoje o Cinetvnews abordará as canções dos filmes dos anos 80.
Os anos 80 produziu filmes de grandes apelo popular e muitos sucessos que marcaram varias gerações.
Nos 80 tivemos: Os Caçadores da Arca Perdida e sua sensacional seqüência Indiana Jones e o Templo da Perdição, filmes que redefiniram o gênero aventura no cinema e marcando a colaboração de sucesso entre George Lucas, Steven Spielberg e Harrison Ford.
O próprio Spielberg nos 80 brindou o público com uma das grandes ficções cientificas modernas que foi o excelente E.T. – O Extraterrestre, tirando, literalmente, para fora do guarda roupa, vários temores das crianças e transformando tudo numa maravilhosa fantasia.
Outro filme de sucesso apresentado foi Rambo – Programado para matar e sua explosiva e polemica continuação Rambo II – A Missão. No segundo filme, principalmente, somos apresentados a um filme de ação com toques políticos. Foi um sucesso e, logicamente, criando todo um gênero de filmes que o digam Chuck Norris e Arnold Schwarzenegger.
Os filmes da cine-serie Maquina Mortífera, também, marcaram a década, pois revigorou um gênero já existente, o filme policial, numa aventura que tem ação, humor corrosivo e personagens carregados de traumas. Especialmente o protagonista que tem uma personalidade oscilando entre a loucura e de forte tendência suicida. Parabéns Mel Gibson, Danny Glover, Richardo Donner e Joel Silver.
Os filmes da serie Duro de Matar criaram um novo gênero de filmes, no qual o protagonista luta contra tudo e todos, apenas para sobreviver. Não existem ideologias, mas pura determinação, sendo o diferencial a ação incessante com espetaculares cenas e, geralmente, maravilhosos efeitos especiais. Dois atores foram favorecidos pelo gênero: Bruce Willis, premiado pela serie A Gata e o Rato e o artista marcial Steven Seagal, dirigidos, respectivamente pelos competentes John McTierman e Andrew Davis.
O diretor/produtor e roteirista John Huges sintetiza com perfeição, em seus filmes, o que foi a geração que viveu nos anos 80. Seus maiores sucessos foram os filmes: A Garota de Rosa Shocking, O Clube dos Cinco e Curtindo a vida adoidado.
Ele falava a linguagem do jovem da época e procurou traduzir isso em seus filmes. Jovens atores viraram astros instantâneos: Molly Ringwood (musa de seus filmes), Antony Michael Hall, Judd Nelson, Emilio Estevez, Ally Sheed, Mathew Broderick.
Ele, também, foi o responsável pelo divertido roteiro do primeiro Esqueceram de Mim, um grande sucesso de bilheteria.
Realmente, os anos 80 marcaram e hoje você vai ter uma noção porque ou simplesmente vai matar a saudade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário