terça-feira, 24 de novembro de 2009

O QUE É BOM, AS VEZES, DURA MUITO


CSI Investigação Criminal


Lei & Ordem


Gunsmoke A Lei do Revolver



O Fugitivo 1a. versão


Sempre fui fã das séries de tv, e nessa condição tenho assistido boas e ótimas series que duraram apenas 10 e 13 episódios.
Geralmente estas séries acabavam sem uma devida conclusão, ou mesmo sem conclusão alguma, para a frustração de todos e em muitos casos em situações que traziam “ganchos” com infinitas possibilidades.
Me pergunto até hoje: o que aconteceria se estas séries tivessem uma temporada inteira para dar seqüência a tais “ganchos”?
Muitas séries antigas tiveram uma respeitável duração, leia-se Gunsmoke - A Lei do Revolver e Dallas. Outras tiveram durações modestas, mas que permitiram um desenrolar de suas tramas a contento. Exemplos? O Fugitivo e Kung Fu.
Hoje temos exemplos de series longas que têm buscado uma renovação a cada temporada com boas conseqüências.
O maior exemplo são as series da franquia Lei & Ordem. Todas as três series têm buscado uma renovação, tanto de elenco, quanto em suas tramas que tem agradado ao público, sem demonstrar qualquer cansaço. Para se ter uma idéia, Lei & Ordem entrou em sua décima-oitava temporada com uma mudança de elenco e protagonistas, algo natural e esperado, até por sua longevidade, esta em sua melhor fase, na minha opinião.
Outra franquia que entra em nova temporada são as séries CSI. Os finais de suas temporadas foram muito bem realizados, já antecipando uma mudança de elenco e tramas que mostraram bastante as personalidades das personagens. Fato por sinal que sempre foi uma critica dentro da franquia.
A série CSI – Investigação Criminal, entrando em sua nona temporada, trará uma mudança de protagonistas que fará bem para todos. Lawrence Fishburne estará no elenco e isso já diz tudo.
CSI – Miami voltou numa sétima temporada com uma conclusão e mudança no elenco, mas com a força de suas personagens renovada. CSI – New York retorna na quinta temporada com a conclusão da trama do assalto a banco e seqüestro do perito, com um desenrolar complexo, mas absurdamente bem conduzido, tendo ação, investigação e drama pessoal na medida certa.
Outra série que entra em nova temporada, oitava por sinal, foi Smallville - As Aventuras do Superboy.
A série, na minha opinião, pode ser divida em duas fases: A primeira fase que vai até a metade da quarta temporada e da quinta temporada até a sétima temporada.
Na primeira fase que é a melhor de todas, temos tramas complexas narrando o relacionamento das personagens, sendo que todas estão conectadas entre si de alguma forma. Havia drama, aventura e romance, respeitando a origem do Superman.
No final da quarta temporada, a série entra em sua pior fase, descendo a ladeira das séries, a trama assume, num retrocesso inexplicável, ares de série de ação, esquecendo todas as boas lições aprendidas nas temporadas anteriores.
Para se ter uma idéia do que estava acontecendo, os principais atores anunciaram seu afastamento da série, demonstrando que nada estava bem e, principalmente, os produtores e criadores do programa, também, se afastaram.
Eis que quando tudo parecia perdido, surge uma ótima sétima temporada, se comparada com as desta fase, porém derrapando justamente no episódio final da temporada.
Atualmente, a oitava temporada, começou com novos vilões e um foco maior no Clark estagiário do Planeta Diário, com uma nova vilã que assumiu o império de Lex Luthor e a volta do Arqueiro Verde, como personagem fixo na série.
Nos três episódios que vi, acredito que esta longevidade de Smallville permitirá uma boa temporada, desde que não tenhamos tantos escorregões como aconteceu no final da temporada anterior.
Fica a pergunta: termos mais temporadas destas séries, fez bem para as mesmas? Acredito que sim, mas deste que tenhamos boas tramas, pois em caso contrário, será melhor mudar de canal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário