quinta-feira, 26 de novembro de 2009

O MERCADO DE SERIES EM DVD NO BRASIL


The Pretender


Aguia de Fogo



A Ilha do Perigo


O Prisioneiro 1a. versão

Quando a mídia DVD foi lançada no Brasil, houve um grande alvoroço, pois acreditava-se que seria a solução para os problemas que aconteciam com o VHS, acentuados principalmente para os moradores da região de clima úmido que é o Norte.
Para vocês terem idéia, um dos grandes problemas dos moradores da região norte é a umidade, gerando grandes mofos nas fitas de VHS.
Muitos analistas da época acreditavam que o mercado seria invadido por uma enxurrada de títulos de filmes e, principalmente, de series de tv.
Muitos analistas acreditavam, inclusive, que teríamos acesso a series que há muito tempo estavam fora dos canais brasileiros.
No inicio houve uma tentativa encabeçada pela Fox que lançou as três temporadas de Perdidos no Espaço, na seqüência houve o furor do lançamento das três temporadas de Jornada nas Estrelas ou como agora é chamada Star Trek.
Depois outros títulos vieram e acreditei que teríamos um grande mercado de DVDs com series antigas, com lançamentos do tipo: Miami Vice, Magnum, Ilha da Fantasia, Columbo, Casal 20, Missão Impossível e Os Intocáveis.
Ocorre que, infelizmente, tais lançamentos, em sua grande maioria ficaram apenas nas primeiras temporadas e em alguns casos somente na primeira.
Os especialistas culpam esse “desaquecimento” no mercado pela crise que vem abalando as vendas, ou seja, a pirataria.
Outros falam que muitos desses títulos não vieram com suas dublagens originais, como: Esquadrão Classe A, A Supermaquina e as duas primeiras temporadas de Magnum.
Nos Estados Unidos, Europa e Japão e realidade é bem diferente.
O mercado de series antigas é bem forte contando, inclusive com um a segmentação e os títulos são bem diversificados.
Lá fora, temos títulos que não saíram no Brasil e nem tem previsão para que isso aconteça, exemplos? A Ilha do Perigo (seriado live action da Hanna-Barbera estrelado por Jean Michael Vincent e dirigida por Richard Donner), O Prisioneiro (com Patrick McGohan), Águia de Fogo, The Pretender e recentemente Zorro (estrelada por Guy Williams e produzida pelos Estúdios Disney).
Se formos falar nos desenhos animados a situação fica mais triste, pois somente alguns desenhos da Hanna-Barbera foram lançados por aqui e poucos, por sinal.
Será que os distribuidores acreditam que o mercado nacional de DVD não suportaria lançamentos deste porte.
Infelizmente, percebe-se que houve uma retração no mercado de lançamentos nacionais.
Atualmente, estão sendo lançados títulos de series recentes que ainda estão sendo produzidas, salvo algumas exceções, tipo Daniel Boone e O Elo Perdido.
Eu, na condição de fã de series antigas, não entendo esta decisão dos estúdios em diminuir os títulos nacionais, quando na realidade deveriam estar com seus lançamentos “a todo o vapor”, pois consumidores existem e muitos.
Será que falta coragem aos estúdios ou seria boa-vontade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário