segunda-feira, 9 de novembro de 2009

EDITORIAL – OS DESENHOS ANIMADOS





Os desenhos animados é uma área do entretenimento das mais agradáveis e difíceis de produzir. Agradável por que permite literalmente “dar asas a imaginação” dos roteiristas e produtores. Difícil por que para se animar algo com qualidade, uma produção leva muito tempo, chegando até mesmo a levar anos.
A produção do desenho Branca de Neve e os Sete anões levou mais de 02 anos para ser concluída, mas o esforço foi recompensado, não somente no nível artístico, mas financeiramente, pois além do estrondoso sucesso de bilheteria, a produção recebeu sete Oscars da academia de cinema, entregues pela estrela mirim da época Shirley Templo.
Outro destaque foi a produção do desenho As Aventuras do Superman dos irmãos Fleischer, sendo o primeiro desenho do gênero aventura a ser realizado. Tamanha foi a qualidade da produção, com o piloto intitulado O Cientista Maluco foi, merecidamente, indicado ao Oscar de melhor curta de animação.
Com os anos 50 e a chegada da televisão a produção, antes restrita aos cinemas, passou para o novo veículo de comunicação.
O principal estúdio de animação surgido na época, tem seu associado a produção de desenhos animados: Hanna-Barbera, criando um estilo mais simplista no traço e com poucos cenários ao fundo. Os desenhos foram um retumbante sucesso, alguns exemplos: Os Flintstones; Scooby-Doo, Jonny Quest.
Além dele outro grande estúdio de animação foi a Filmation. Nas duas décadas seguintes ela produziu desenhos dos mais variados estilos: Jornada nas Estrelas, diga-se de passagem ganhador do Emmy de Melhor desenho animado; As Novas Aventuras de Superman; As Novas Aventuras de Batman e Robin, He-man, Tarzan.
Tamanho foi o sucesso da produtora que ela se aventurou a produzir series com atores reais como: Ark II e Capitão Marvel.
Os anos 70 chegaram e trouxeram junto o sucesso das animações japonesas, lideradas por Speed Racer e Leo o Leão Branco, dentre varias outras series. Neste período a animação americana entre em declínio criativo, inclusive com a venda da Hanna-Barbera para uma outra empresa.
Os desenhos animados no final dos anos 80 e inicio dos anos 90 ganharam um novo fôlego com a chegada de varias produções e roteiristas que estão no mercado até hoje.
Os Simpsons é a serie animada mais antiga da tv e abriu caminho para diversas produções como Futurama, O Rei do Pedaço e Família da Pesada entre outros.
O Novo Batman é um divisor de águas, pois com seu traço simplificado, personagens complexos e roteiro brilhante, influenciou o gênero e permitiu a adaptação de uma leva de super-herois para a tv. Tamanho foi o sucesso do desenho que estendeu sua influencia, também, para as historias em quadrinhos dos personagens.
Cabe aqui fazer uma menção ao desenho X-Men, com seus roteiros bem escritos e que adaptou o universo de mutantes da sua editora.
Outra animação memorável foi O Laboratório de Dexter, servindo de modelo para vários outras animações que a seguiram. A serie foi um grande sucesso, graças aos seus sensacionais roteiros, quer de público quer de critica, no desenho tivemos comédia, aventura, viagens no tempo. É um exemplo no mundo da animação.
Atualmente temos ótimos desenhos animados, sendo exibidos: A Turma do Bairro; Bob Esponja, Os Padrinhos Mágicos, As Terríveis Aventuras de Billy e Mendy, Coragem o Cão Covarde, Du, Dudu e Edu e varias outras produções.
Os desenhos animados tem divertido varias gerações, sempre nos dando personagens inesquecíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário