domingo, 1 de novembro de 2009

EDITORIAL – HOJE É NOITE DE FICÇÃO CIENTIFICA.





A ficção cientifica é um gênero de entretenimento fascinante, justamente por permtir uma interação com vários outros gêneros.
É importante termos em mente que a ficção cientifica não se limita a naves espaciais em batalhas no espaço profundo. Ela pode representar cidades perdidas, criaturas que vem ao nosso planeta, alguns em missão de paz, outros para destruir e conquistar, sem esquecer criaturas que aterrorizam milhões de pessoas em varias cidades.
Muitos foram os filmes que popularizaram o gênero. O primeiro filme do gênero foi Viagem a Lua dos Irmãos Lumiere, os inventores do cinema. O dia em que a terra parou e O Planeta Proibido são dois clássicos absolutos.
Não podemos deixar de mencionar Godzila no Japão, O Monstro do Mar Revolto, Invasores de Corpos e Invasão dos Discos Voadores que influenciaram gerações.
Logo em seguida, tivemos dois clássicos: 2001 Uma Odisséia no Espaço de Stanley Kubrick e O Planeta dos Macacos, tendo na produção o nome de Rod Serling. Ambos marcaram os anos 60 e até hoje impressionam pela atualidade dos temas.
Nos anos seguintes mais clássicos vieram: Contatos Imediatos do Terceiro Grau de Steven Spielberg e Guerra nas Estrelas de George Lucas. O primeiro é um dos filmes mais pertubadores do gênero, contando com o grande François Trufaut e o segundo um estrondoso sucesso de bilheteria, com nomes de Alec Guinnes e Peter Cushing, dando, inclusive, novo fôlego ao gênero.
Depois novos filmes vieram como: ET O Extraterrestre, Matrix, Jurasic Park, Eu sou a Lenda e mais recentemente Distrito 9 e nos preparamos para Avatar de James Cameron.
Na TV, felizmente, a ficção cientifica foi extremamente feliz e desafiadora com series do porte de: Além da Imaginação (clássica e referencia para o gênero de series) e Quinta Dimensão, ambas series antológicas e que marcaram toda uma geração de telespectadores com historias soltas e que tinham um final surpreendente.
Na seqüência tivemos Jornada nas Estrelas, tornando-se um marco na ficção cientifica em geral, pois originou varias series e produtos para outras mídias. O Túnel do Tempo e Terra de Gigantes, estas criadas e produzidas por Irwin Allen, pois foram pioneiras com suas temáticas diferenciadas. Cabe destaque para a angustiante e frenética Os Invasores do saudoso produtor Quinn Martin, onde o arquiteto David Vincent tentar desmarcara uma silenciosa invasão acontecida em nosso planeta.
Galáctica Astronave de Combate e Buck Rodgers no Século 25 foram series que encantaram o público e que vieram no rastro do filme Guerra nas Estrelas. Outra serie muito interessante foi Ark II da produtora Filmation, na qual exploradores procuravam ajudar humanos num futuro apocalíptico.
Graças ao sucesso de Jornada nas Estrelas – A Nova Geração varias series de ficção cientifica foram criadas: Babylon 5 que é uma aula de rorteiro de J. Michael Stracinks; a irregular Sequest, uma produção de Steven Spielberg contando no elenco com Roy Scheider. Finalmente tivemos Arquivo X, criada por Chris Carter e que fez um estrondoso sucesso, popularizando o gênero junto ao público mais jovem.
Além disso tivemos: Sliders – Dimensões Paralelas, onde viajantes deslizam entre as dimensões, Stargate SG1 que originou uma nova franquia televisiva e que sempre apresentou roteiros bem escritos e que impressionam até hoje; a sensacional Battlestar Galáctica; a inglesa Dr. Who que é uma franquia de mais de 40 anos de existência.
Recentemente, temos o sucesso multimídia de Lost que é uma ficção cientifica com seus mistérios e Flash Foward que promete muitas surpresas.
Hoje teremos muitos temas de series, filmes de ficção cientifica no programa.
Espero que você goste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário